Bruno Vasconcellos | Twitter @BruNoCellos_CRF
Hoje é dia de clássico no Maracanã! Flamengo x Fluminense medem forças, às 16h, para ver quem é o melhor time carioca do Brasileirão. Com 1 ponto a menos que o Tricolor (33/32), o Mais Querido, se vencer, além de passar o rival, poderá se aproximar do G4.
O duelo marca o reencontro de Ronaldinho Gaúcho com o Flamengo e de Emerson Sheik com o Fluminense. Ambos foram campeões com a camisa adversária de hoje e saíram de forma polêmica. O time das Laranjeiras ainda não venceu no returno e vêm de uma péssima sequência de resultados, enquanto que o Mengão faz o caminho inverso, 100% de aproveitamento no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Se Oswaldo de Oliveira está com a moral em alta -- invicto a frente do Fla --, o mesmo não se pode dizer de Enderson Moreira, duramente questionado pela torcida tricolor.
O Flamengo tem vivido uma verdadeira gangorra de emoções no Campeonato Brasileiro. Há três semanas, o clube estava próximo da zona de rebaixamento. Os resultados que pareciam ser difíceis, foram conquistados com êxito. Se apenas fugir do rebaixamento já foi a meta para alguns torcedores rubro-negros, a expectativa que se criou após três vitórias seguidas no Brasileirão (São Paulo, Sport, Avaí) sendo a última por mais de um gol de diferença, pela primeira na competição, é a mais otimista possível.
Apesar do clima de mistério no Ninho do Urubu, com treinos feitos com portões fechados, pouca coisa deve mudar no Flamengo em relação ao jogo contra o Avaí. Voltando de suspensão, Pará deve retornar à lateral-direita. Ederson tem dores no músculo adutor e está vetado para o clássico contra o Fluminense. Durante a última movimentação antes do Fla-Flu, Oswaldo de Oliveira trabalhou jogadas ensaiadas de ataques e defesas. A bola aérea continua sendo uma das preocupações do treinador, apesar da evolução apresentada recentemente.
"Vejo com mais frieza, mais realismo. A boa sequência mexe com a confiança do grupo. O cara que entra de peito aberto tem muito mais chance de vencer. Por isso, quando você consegue vencer jogos consecutivos, a equipe sempre tem essa iniciativa. Mas o fato de ter vencido o último jogo não quer dizer que a gente vai ganhar o próximo." disse Oswaldo de Oliveira
O treinador também falou da sua expectativa para o clássico e sobre Ronaldinho Gaúcho
"O Fla-Flu é especial. É um clássico maravilhoso, que eu adoro. É sempre um jogo sem prognóstico. (Ronaldinho) É um dos maiores jogadores do futebol de todos os tempos. Cracaço. É claro que sempre vai merecer nosso respeito."
Após um bom início de campeonato, chegando inclusive a ter oportunidade de assumir a ponta da tabela, o Fluminense não vive um bom momento. São sete derrotas nos últimos jogos nove jogos. A queda de rendimento do time aconteceu justamente quando a maior contratação do clube entrou no time, Ronaldinho Gaúcho. O R10 saiu vaiado, inclusive, na derrota do Fluminense para o Atlético-MG, no último domingo.
Para o clássico deste domingo, o Tricolor terá, provavelmente, a volta de Fred, que participou do último treinamento da equipe antes do Fla-Flu, assim como Ronaldinho Gaúcho. Recuperado de um problema na coxa direita, Wellington Silva, deve retornar na vaga de Renato, que está suspenso.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FLAMENGO
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de setembro de 2015, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) LEIA ANÁLISE → Ricardo Marques Ribeiro: 9 jogos e 43 cartões
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcio Eustaquio Santiago (MG)
FLAMENGO: Paulo Victor, Pará, Wallace, Samir e Armero; Márcio Araújo, Canteros, Alan Patrick e Everton; Kayke e Emerson Sheik
Técnico: Oswaldo de Oliveira
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Renato, Gum, Marlon e Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Cícero e Ronaldinho Gaúcho; Marcos Júnior e Fred
Técnico: Enderson Moreira
Jogadores Pendurados do Flamengo: Alan Patrick, Canteros, Emerson, Everton, Márcio Araújo e Paulo Victor.
Desfalques:
Flamengo: Guerrero e Jorge.
Fluminense: Marlon, Antônio Carlos, Breno Lopes, Giovanni, Renato e Rafinha.