De Pablo Marí a Samir, passando por Rafinhas: ex-jogadores do Flamengo movimentam o mercado
Enquanto o Flamengo segue em busca por reforços, ex-jogadores do Mais Querido estão movimentando o mercado da bola. Alguns nomes até chegaram a ser especulados no Rubro-Negro. Mas, no final, os jogadores não retornaram ao Ninho do Urubu.
Não deixe de ler: Confira a situação dos reforços monitorados pelo Flamengo
Confira a lista dos ex-Flamengo
Pablo Marí
Desde que deixou o Flamengo rumo ao Arsenal em 2020, o Rubro-Negro não achou um zagueiro canhoto como reposição à altura do espanhol. Até por isso, muitos torcedores sonham com o retorno de Pablo Marí. Entretanto, se antes já era difícil, a volta do europeu hoje é praticamente impossível.
O ídolo do Mais Querido acertou nessa segunda-feira (17) com a Udinese, segundo o jornalista Fabrizio Romano. Marí chega à Itália por empréstimo de seis meses sem opção de compra, ou seja, ele deve retornar aos Gunners do fim do contrato.
Leia mais: Ferreirinha ou Michael no Flamengo? Veja comparativo entre os jogadores
Mesmo assim, é bom o torcedor rubro-negro não sonhar com o retorno do ex-camisa 4. Isso porque não está nos planos de Pablo Mari retornar ao Brasil. O vice-presidente de futebol Marcos Braz falou sobre a especulação de uma possível volta do jogador ao Ninho do Urubu durante a apresentação de Paulo Sousa.
“Ele não é considerado (uma opção de reforço), porque não externa nenhuma vontade dele em voltar ao Brasil. A decisão de vir jogar no Flamengo, de um jogador europeu, é uma decisão de vida. Pablo Marí tem uma esposa espanhola e hoje está na Inglaterra. Ele é um jogador sensacional, educado, sempre disposto, gostaria muito, mas entendemos que ele não gostaria de retornar agora”, disse.
Samir
Curiosamente, a transferência de Marí para a Udinese só foi possível graças uma transação envolvendo outro ex-zagueiro do Flamengo: Samir. Isso porque o cria da base, de 27 anos, deixou o clube italiano rumo ao Watford, da Inglaterra.
As negociações entre o clube inglês e italiano são bem comuns, pois o dono do Watford é filho do acionista majoritário da Udinese. Como de praxe em transferência entre os times, os valores não foram divulgados. Contudo, o Flamengo se interessa na quantia, pois o Rubro-Negro tem direito a 2,5% do negócio por ser clube-formador.
Rafinha Alcântara
Formado nas categorias de base do Rubro-Negro, o meio-campista se transferiu para a Real Sociedad no fim do ano passado. O PSG emprestou o jogador, de 28 anos, para os espanhóis arcarem com 100% do salário dele, mas sem nenhuma compensação financeira.
Especulado no Flamengo em julho de 2021, Rafinha já declarou o desejo de retornar ao Flamengo e era um cotado para assumir a vaga de Gerson no ano passado. No entanto, o Rubro-Negro acabou fechando o empréstimo de Andreas Pereira para a posição.
Rafinha
Outro ídolo do time de 2019 na lista é o lateral direito Rafinha. O jogador, de 36 anos, deixou o Grêmio após o clube gaúcho determinar corte de gastos para a disputa da Série B. Então, livre no mercado, Rafinha acertou com o São Paulo por um ano.
Paulinho
Um dos pilares do time campeão da Copa de Brasil em 2013, Paulinho é o novo reforço do União Cacoalense, de Rondônia. O atacante está com 33 anos e chegou como o grande reforço da equipe para a disputa do estadual.
Paulinho chegou ao Flamengo em 2013 após se destacar pelo XV de Piracicaba. No Rubro-Negro, ele viveu o auge da carreira, jogando 108 jogos e marcando 16 gols. No entanto, depois que deixou o clube, o jogador busca recuperar o bom futebol. Desde então, o atacante passou por Santos, Náutico, Ludogoretz, da Bulgária e também Gyeongnam, da Coreia do Sul.
Hernane Brocador
Outro grande nome da campanha de 2013 também movimentou o mercado. O artilheiro Hernane deixou o Confiança-SE. Mas, diferentemente do ex-companheiro Paulinho, o Brocador segue sem clube.
Assim como Paulinho, Hernane também busca recuperar o bom futebol desde que deixou o Flamengo. O atacante, de 35 anos, coleciona passagens por Al-Nassr, Sport, Bahia, Grêmio, Sport, Confiança após a saída do Rubro-Negro. Entretanto, em nenhum clube, chegou perto de repetir a média de um gol a cada 2,5 jogos no Mais Querido.
Wallace
Último jogador campeão da Copa do Brasil de 2013, Wallace é o reforço do Brusque para a disputa da Série B. O zagueiro está com 34 anos e chega na equipe catarinense com contrato até o final do ano.
Embora tenha conquistado a Copa do Brasil e o Carioca em 2014, Wallace não deixa saudades aos flamenguistas. O zagueiro foi alvo de uma polêmica durante uma ação de marketing do clube.
Em 2016, antes de um clássico contra o Vasco, o jogador era capitão do time e puxou a fila de jogadores na entrada no campo, que acabaram por ignorar as crianças na entrada do túnel. Wallace ainda entrou com uma bandeira rubro-negra e a fincou no gramado.
Egídio
Cria do Flamengo, o lateral-esquerdo Egídio se acertou com o Coritiba no final do ano passado. O jogador, de 35 anos, chega ao time paranaense para disputar a Série A e tem final até dezembro de 2022.
Egídio passou dez anos no Rubro-Negro e era uma grande promessa das categorias de base. Contudo, o lateral nunca conseguiu justificar as altas expectativas no seu futebol e atuou dez vezes pelo clube, marcando somente um gol.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro