De olho no rival: como chega o Vasco na final do Brasileiro sub-17

11/08/2021, 17:57
De olho no rival: como chega o Vasco na final do Brasileiro sub-17

Depois de uma boa campanha na Primeira Fase e grandes atuações no mata-mata, o Vasco está na final do Brasileirão sub-17 e encara o Mais Querido do Mundo. Apesar da crise que o Cruz-Maltino se encontra desde o início do século, a tradição nas categorias de base segue presente.

Recentemente, o adversário do Flamengo chegou na final da Copinha, em 2019, quando foi vice-campeão para o São Paulo. Com uma nova geração, o Vasco busca o título em cima do Flamengo, que têm tido os melhores resultados tanto no profissional quanto na base nos últimos anos.

Confira: Brasileirão sub-17: confira todas as partidas do Flamengo na Primeira Fase e destaques

Primeira fase

O Flamengo começou a competição no Grupo A, enquanto o Vasco se localizava no Grupo B. As duas equipes foram muito bem: o Flamengo conseguiu a liderança, com 24 pontos; o Vasco ficou em terceiro em seu grupo, com 21 pontos somados.

Nas nove partidas, o Vasco venceu seis, empatou duas vezes e perdeu uma. Contra as equipes mais fracas, goleou por 3 a 0 (Chapecoense) e 4 a 0 (Fortaleza). No entanto, teve dificuldades e tropeçou contra o Fluminense e o Corinthians, além de perder para o Atlético Mineiro por 2 a 1.

Vasco nos mata-matas

Apesar da boa campanha na Primeira Fase, o Vasco não era favorito nas quartas de final, quando pegou o Palmeiras. Entretanto, a vitória por 2 a 1 no Nivaldão e o empate em 2 a 2 no Allianz Parque mostraram o ímpeto da equipe.

No decorrer do campeonato, o Vasco se mostrava forte também na Copa Rio sub-17. Com equipes reservas, Flamengo e Vasco disputaram partida que terminou em vitória alvinegra.

Porém, após chegar na final da Copa Rio, o Vasco foi derrotado pelo Fluminense, nos pênaltis. O time tricolor havia eliminado o Mais Querido na semifinal.

A semifinal do Brasileiro sub-17 também fugiu do previsível. Enquanto o Flamengo derrotou o São Paulo em vitória suada, o Vasco venceu o Cruzeiro pelo placar agregado de 8 a 2.

O empate em 2 a 2 em Minas Gerais manteve o confronto equilibrado na primeira parte, mas o Vasco amassou a Raposa no Rio de Janeiro. Com três gols em cada etapa e domínio completo no segundo tempo, o Vasco se sagrou finalista do Brasileiro.

Para ficar de olho

A equipe do treinador Mário Jorge deve ficar atenta com o poderio ofensivo do Vasco. O meia Andrey e Estrella têm sido importantes na temporada e podem pintar como elementos surpresas na área.

O atacantes GB e Erick Marcus também se mostraram agudos no decorrer da temporada. Cada um balançou as redes sete vezes em 2021.

A defesa do Flamengo se manteve muito sólida nessa temporada. No Brasileiro, sofreu 15 gols em 13 partidas. Contudo, cinco desses gols ocorreram nos últimos três jogos decisivos.

Clássico dos Milhões dificilmente possui um favorito. Quando se trata de final, a história é outra. O Flamengo, por ter a maior infraestrutura de um clube no Brasil, entra na final para seguir com o trabalho espetacular lapidado por Carlos Noval nos últimos anos.

Craque o Flamengo faz em casa.


Partilha