De olho na liderança, Flamengo encara Figueirense em São Paulo
Pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Figueirense se enfrentam no Pacaembu. A partida está marcada para este domingo (18), às 11h, horário de Brasília. Os ingressos foram esgotados dois dias antes da partida e 30 mil rubro-negros estarão presentes para empurrar a equipe na luta pela liderança. Será o 2º maior público do Flamengo na competição.
Após empatar com o Palmeiras no meio da semana, o Mais Querido do Brasil volta a São Paulo pensando apenas nos três pontos; o Figueirense por sua vez, vem de um empate com o lanterna América-MG, em casa.
Flamengo
Após a partida de quarta-feira, a equipe voltou para o Rio onde fizeram um treino técnico e Zé Ricardo acertou os últimos detalhes antes da volta para São Paulo. Em boa parte do treino, os atletas que atuaram diante do Palmeiras (com exceção de Diego e Márcio Araújo) ficaram na academia e os demais no campo.
Paolo Guerrero treinou normalmente, mas na manhã deste sábado (17) sentiu um mal-estar e foi diagnosticado com sinusite. Leandro Damião segue no time titular e vai pra sua quarta partida seguida. O camisa 18 que é sempre destaque pela entrega, além dos gols, atuou os 90 minutos diante do Palmeiras e sofreu bastante na última etapa. Outra mudança na equipe deve ser a entrada de Cuéllar no lugar do suspenso Márcio Araújo.
Pendurados: Éverton, Jorge, Léo Duarte, Leandro Damião, Mancuello, Pará e Rafael Vaz.
Figueirense
No Orlando Scarpelli, Tuca Guimarães comandou o treino antes da viagem para São Paulo. Os titulares fizeram um treino regenerativo e os demais trabalharam normalmente. Pressionado, o técnico do Figueira vai com força máxima diante do rubro-negro carioca para buscar um bom resultado e sair da zona de rebaixamento. A equipe catarinense ocupa a 17ª posição com 28 pontos. Em 25 jogos, foram seis vitórias, dez empates e nove derrotas.
Confrontos
Em campeonatos brasileiros, Flamengo e Figueirense já se enfrentaram 23 vezes entre 1973 e 2016. Foram nove vitórias para a equipe catarinense, oito vitórias para o rubro-negro e seis empates. Os alvinegros também levam vantagem no número de gols: 32 a 29.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2016, o Figueirense venceu por 1 a 0 no Orlando Scarpelli, gol de Rafael Moura.
A última vitória do Flamengo sobre o Figueirense no Brasileirão foi no dia 8/10/2014 por 2 a 1, gols de Eduardo da Silva e Nixon.
Prováveis escalações
Flamengo: Muralha; Pará, Rafael Vaz, Réver, Jorge; Cuéllar, Willian Arão, Gabriel, Diego, Éverton; Damião. Técnico: Zé Ricardo
Figueirense: Gatito Fernández; Ayrton, Werley, Bruno Alves, Marquinhos Pedroso; Jackson Caucaia, Jefferson, Ferrugem, Dodô; Lins e Rafael Silva. Técnico: Tuca Guimarães
Trio de arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira /SP/FIFA, Emerson Augusto de Carvalho/SP/FIFA e Marcelo Carvalho Van Gasse/SP/FIFA.
Crédito imagem destacada: Gabriel Cerbino