De ‘Libertadores é lucro’ a ‘vai arrebentar’: Tite no Flamengo divide opinião de comentaristas

Novo técnico do Flamengo, Tite foi ao Ninho do Urubu pela primeira vez e irá comandar seu primeiro treino nesta terça-feira (10). Treinador do Brasil nas últimas duas Copas do Mundo e multicampeão no futebol brasileiro, o Gaúcho de 62 anos divide opinião de comentaristas sobre um sucesso imediato no Mais Querido.
Tite chega em um momento propício para iniciar seu trabalho, já que o Flamengo só volta a jogar daqui a 10 dias, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Faltando 12 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Mais Querido terá sucesso imediato com seu novo treinador? Veja a opinião dos comentaristas.
Leia mais: Tite terá autonomia, mas com Braz e Cia bem próximos, afirma Rodrigo Mattos
Comentaristas opinam sobre Tite no Flamengo
Diogo Dantas
Setorista do Flamengo no jornal “O Globo”, Diogo Dantas não acredita em uma evolução tão rápida a ponto do time conseguir ter sucesso neste Brasileirão: “Acho ilusório pensar que com Tite o Flamengo vai brincar no Brasileiro. Técnico não entra em campo. E o cenário que ele encontrará é de quase terra arrasada. Libertadores é lucro”, publicou em seu Twitter.
Rodrigo Bueno
Já Rodrigo Bueno, comentarista da ESPN, foi incisivo ao dizer que Tite não tem a cara do Flamengo:
”O Tite parece intocável, parece que não pode tocar no nome dele. Mas já chega no Flamengo como mentiroso, já passa por aí. De 0 a 10, a chance do Tite dar certo no Flamengo é cinco. Posso quebrar a cara, já fiz isso várias vezes, mas acho que o Tite não tem muito a cara da Nação“.
Mauro Naves
Mauro Naves acredita que o Flamengo pode terminar o Campeonato Brasileiro de maneira positiva, e aposta em grande sucesso em 2024.
“Para esse restante do campeonato vamos ver o que ele consegue. Acho que o Tite consegue sim fazer um bom final de temporada e para o ano que vem arrebenta. Porque o Flamengo tem dinheiro, é o último ano do Landim, é um bom treinador e está levando toda comissão”, disse no programa “Apito Final”, da Band.
Fernando Campos
Outro que acredita em grande sucesso de Tite no Flamengo é Fernando Campos, da ESPN. Em seu Twitter, o jornalista definiu a contratação como “gigante”.
“Tite é o melhor técnico do país e o mais capacitado que passou pelo Flamengo nos últimos anos. Conteúdo, repertório tático, vitorioso e um bom gestor de grupo. Tem a competência necessária para transformar um elenco talentoso em um coletivo poderoso. Contratação gigante.”
Leia mais: Renato Veltri: Que Bruno Henrique fique. Mas se não quiser, que vá em paz
Carlos Eduardo Mansur
Para Mansur, Tite é a melhor opção para o Flamengo, assim como o Rubro-Negro é a grande oportunidade do treinador.
“No atual status da carreira, seria difícil para Tite encontrar, no Brasil, um clube que lhe oferecesse recursos financeiros e técnicos para fazer um trabalho de alto nível. Para o Flamengo, com ambições elevadas e um elenco que precisa ser liderado por um treinador cujo currículo se imponha, não haveria alternativa a Tite. O cenário é bom para ambos, mas não há mágica: não será anormal se os efeitos só começarem a ser sentidos em 2024“.
Marcelo Barreto
Apresentador do SporTV, Marcelo Barreto destaca a quebra de um ciclo vicioso que ocorria no Flamengo nas últimas temporadas.
“A contratação interrompe o ciclo que a diretoria desenvolveu depois da saída de Jorge Jesus: o de tentar achar um substituto estrangeiro para ele no fim do ano; desistir depois que o time não aceita os métodos; contratar um brasileiro para acalmar as coisas; e demitir esse brasileiro no fim da temporada”
“A escolha do nome me pareceu, se não óbvia, talvez a única possível, porque esse grupo deu a entender que precisa de um treinador de alto nível, mas que ele aceite. Tite tem o prestígio de ser o técnico do Brasil nas últimas Copas, e as primeiras reações do elenco foram positivas”.
Martín Fernandez
Martín também define a escolha como “óbvia”, mas também reforça que o time precisa evoluir de maneira imediata nas mãos de Tite.
“Tite no Flamengo parece tão óbvio que o estranho é ter demorado tanto a acontecer. Na teoria, não tem como dar errado: o melhor técnico brasileiro dirigindo o elenco mais farto, no clube com o maior orçamento. A prática é outra história.”
“Todos os técnicos pós-Jesus foram descartados, até os que ganharam títulos relevantes. Tite terá que mostrar serviço ainda em 2023, sob pena de não estar na Libertadores em 2024, o que seria trágico para o Flamengo e para o técnico”.