
De La Cruz volta a desfalcar o Flamengo neste domingo (20), no clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão. O meia uruguaio não participou de nenhuma atividade durante a semana e ficou fora da lista de relacionados por precaução, por conta do problema crônico que enfrenta no joelho.
➕ Romano crava Richard Ríos no Benfica; saiba quanto Flamengo recebe
Depois de mais de um mês parado tratando lesão no joelho, De La Cruz retornou com minutagem baixa nos últimos três jogos: Bayern de Munique (9'), São Paulo (7') e Santos (27'). Após a partida na Vila Belmiro, no entanto, apresentou inchaço no local e não teve a recuperação considerada satisfatória pelo clube. Esse problema o tirou completamente dos treinos e, consequentemente, do clássico no Maracanã. A informação é do portal 'ge'.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Apesar da ausência, De La Cruz não está oficialmente no departamento médico. O quadro exige controle de carga e monitoramento diário, sem necessidade de tratamento convencional. Ele também costuma ser poupado em jogos com gramado sintético pelo mesmo motivo.
O Flamengo trata o caso como complexo. Isso porque o problema crônico no joelho direito acaba resultado em complicações também com o joelho esquerdo, principalmente pela compensação de força.
De La Cruz passar o primeiro semestre com pouquíssimos problemas físicos era algo comemorado internamente pelo clube. Ele passou por um planejamento específico, sem muita sequência de jogou ou pelo menos sem atuar 90 minutos de forma consecutiva. Contudo, está há mais de 2 meses tentando recuperar a condição física depois da primeira lesão da temporada.
O último jogo do uruguaio em plenas condições físicas foi no empates em gols com o Botafogo pelo Brasileirão, no dia 15 de maio.
Sem De La Cruz, Filipe Luís repetir meio-campo dos últimos jogos no Fla x Flu
A ausência de Pulgar era tratada como uma oportunidade para De La Cruz retornar da lesão já recuperando espaço no time titular, já que Jorginho assumiu uma vaga no meio assim que chegou. Mas os problemas físicos impedem o uruguaio de atuar, e quem está aproveitamento esse momento é Allan.
O volante foi titular e elogiado nos últimos dois jogos, contra São Paulo e Santos, e a tendência é que siga no 11 inicial neste domingo.
Um provável Flamengo para enfrentar o Fluminense é: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Jorginho, Allan e Arrascaeta; Luiz Araújo, Plata e Wallace Yan.