De La Cruz chega como 10º uruguaio da história do Flamengo

17/12/2023, 16:04
Nicolas de la Cruz, novo jogador do Flamengo, comemora após marcar o segundo gol do Uruguai durante a partida de qualificação para a Copa do Mundo FIFA de 2026 contra o Brasil

Neste sábado (16), o Flamengo acertou a contratação de Nicolás de la Cruz e deu fim a longa novela com o jogador que pertencia ao River Plate. O meia de 26 anos assinará contrato com o clube até dezembro de 2028. Com o acordo, o atleta será o 10º uruguaio da história do clube.

A lista tem início em 1938, conta com jogadores de Copa do Mundo e possui Arrascaeta como principal nome. Com a sua chegada, De La Cruz se torna apenas o terceiro meia uruguaio da história do Flamengo. Além disso, foram dois laterais, três zagueiros e dois atacantes, sem nenhum goleiro. Confira:

Leia mais: 2º reforço para Tite: Flamengo se organiza para anunciar Léo Ortiz

Arrascaeta

Arrascaeta chegou ao Flamengo em 2019 como oitavo uruguaio da história do clube e não demorou para se tornar ídolo da Nação. Em cinco temporadas, o meia já soma 11 títulos: duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três estaduais.

Incontestavelmente o jogador uruguaio mais importante da história do Flamengo, Arrascaeta também é considerado por muitos o maior estrangeiro que já vestiu as cores rubro-negras. Outros nomes como Doval e Petkovic figuram entre os mais citados nesse quesito.

Ramirez e Varela

Os dois únicos laterais uruguaios a vestirem a camisa rubro-negra tem histórias distintas no Flamengo. Ramirez teve boa passagem pelo clube entre os anos de 1977 e 1979, se tornando o segundo jogador vindo do Uruguai com mais jogos pelo Maior do Rio. Além de 94 partidas, o lateral-direito conquistou dois Cariocas e um Troféu Palma de Mallorca.

Varela foi contratado em 2022 e ainda não teve boa sequência pelo Flamengo. Apesar de encerrar o ano como titular, o lateral não recebeu muitas chances com Tite. Com os antecessores do técnico gaúcho o cenário não foi diferente. Isso porque nas passagens de Dorival, Vítor Pereira e Sampaoli, Varela também não conseguiu se firmar.

Dario Pereyra, Rodriguez e Manicera

Pereyra e Rodriguez foram dois zagueiros uruguaios de curta passagem pelo Flamengo. O primeiro chegou ao clube em 1988 e disputou apenas 12 partidas pelo Rubro-Negro. Rodriguez, por sua vez, chegou em 1938 e realizou 11 jogos. Apesar do breve período no Mais Querido, o zagueiro é marcado por ser o primeiro uruguaio da história do time.

Por fim, Manicera é o ultimo nome entre jogadores uruguaios do setor defensivo na lista. O xerife vestiu o Manto Rubro-Negro em 70 oportunidades, em jogos disputados entre os anos de 1968 e 1969. Além disso, o zagueiro é ídolo no futebol uruguaio e representou o Uruguai na Copa do Mundo de 1966.

Peralta, Bucheli e Mendoza

Além de Arrascaeta e De La Cruz, o Flamengo conta com outros nomes uruguaios do meio pra frente em sua história.

Começando por Peralta, meia contratado em 2006 que chegou no Rubro-Negro sem a familiaridade da torcida. No total, foram apenas 20 jogos e 4 gols marcados pelo clube. Apesar da passagem abaixo, Peralta é o único uruguaio além de Arrascaeta com título nacional conquistado: a Copa do Brasil de 2006.

Por sua vez, Bucheli foi outro com poucas aparições pelo Flamengo. O atacante chegou no Rio em 1945, como segundo jogador uruguaio da história do clube. Foram apenas seis partidas e um gol marcado com a camisa rubro-negra.

Finalizando a lista, Mendoza aparece como o jogador uruguaio que menos realizou jogos pelo Maior do Rio. Foram apenas duas partidas, disputadas entre 1966 e 1967.

De La Cruz já tem data de encontro com elenco e comissão técnica

O acordo entre Flamengo e De La Cruz foi confirmado neste sábado e representa o primeiro reforço do Rubro-Negro para a próxima temporada.

Mesmo com o elenco de férias, o jogador uruguaio já tem data marcada para conhecer seus futuros companheiros de equipe, além de Tite e sua comissão técnica. O encontro está previsto para o dia 8 de janeiro do ano que vem.

Além disso, a provável estreia do meia uruguaio será cerca de 20 dias depois, em amistoso de pré-temporada contra o Orlando City.


Partilha