De Jorge Jesus a Marcelo Gallardo: entenda como será a busca do Flamengo por novo técnico

01/12/2021, 13:27
flamengo jorge jesus marcelo gallardo

Enquanto ainda sonha com um milagre no Campeonato Brasileiro, o Flamengo já tem definida a estratégia para buscar um novo técnico. O Mundo Rubro Negro apurou que a diretoria do Rubro-Negro só deve começar os movimentos após a eleição, no dia 4 de dezembro. Mas o foco será um treinador estrangeiro.

LEIA MAIS: Maurício Souza exalta torcida do Flamengo, mas comenta diferenças para Renato Gaúcho

De acordo com a apuração da nossa reportagem, o departamento de futebol ainda aguarda os resultados da escolha para o presidente dos próximos três anos. No próximo sábado, a atual gestão tenta se reeleger. No entanto, algumas mudanças devem ocorrer nos cargos gestores para o triênio que virá e definir as condições financeiras par as propostas.

Em paralelo, o Flamengo definiu que em 2022 o clube terá um técnico estrangeiro. Um nome brasileiro está completamente descartado neste momento. Mas ao contrário das últimas escolhas, o foco será por estilos próximos ao que a equipe teve sucesso, em 2019, na Era Jorge Jesus.

Caso a chapa de Rodolfo Landim seja a vencedora do pleito já a partir da próxima semana o Flamengo inicia oficialmente a procura pelo novo treinador. A expectativa é ter um nome definido até o final do mês. Isso porque a diretoria quer que o técnico avalie o plantel e possíveis reforços.

Jorge Jesus e Gallardo favoritos, mas Flamengo esbarra em problemas

Entretanto, mesmo sem definir um nome ainda, os favoritos internamente no Flamengo são Jorge Jesus, atualmente no Benfica, e Marcelo Gallardo, do River Plate. Mas ambos têm situações complexas e a direção trabalha com outras opções que estejam disponíveis. O entendimento é de que o clube não poderá tirar um profissional que esteja empregado.

Jorge Jesus vive momento de instabilidade em Portugal. O Benfica ainda tem chances remotas de classificação na Champions League. Contudo, mesmo não avançando de fase, o Mister não deve pedir demissão. De acordo com a imprensa portuguesa, o treinador deve sair ao final de dezembro do clube.

Nada oficial, já que o presidente dos Encarnados, Rui Costa, desmentiu a informação. Mas o próprio Jesus já declarou, em entrevistas, que pretende cumprir seu contrato até o fim, junho de 2022. Ou seja, um rompimento unilateral da equipe seria a alternativa.

Já Marcelo Gallardo é a situação mais difícil. Além do interesse da Federação do Uruguai para assumir a seleção local, o Flamengo precisaria a convencer o argentino a trabalhar no Brasil. Após especulações, o técnico ainda não recebeu propostas oficiais da Europa, mas é um desejo antigo comandar um time no Velho Mundo.

Clube estuda nomes no mercado; Villas-Boas não deve receber proposta

André Villas-Boas, que virou pauta entre torcedores rubro-negros, é nome praticamente descartado no Flamengo. O MRN apurou que além de não interessar ao português comandar times no Brasil, o profissional está em tratativas com clubes europeus. Paulo Fonseca, ex-Shakhtar Donetsk e Roma, também é uma opção.

Carlos Carvalhal, que chegou a ser uma das opções após a saída de Jorge Jesus, em 2020, é bem visto internamente. O técnico atualmente comanda o Braga, de Portugal. Uma das esperanças rubro-negras passa pelas manifestações do treinador. Carvalhal já elogiou o Flamengo e se sentiu “honrado” em ter o nome como alternativa, há dois anos.

Entre os sul-americanos, Sebastian Beccacece, atualmente no Defensa y Justicia, é bem avaliado pelo Flamengo. Mas o técnico vem sendo alvo, também, de clubes europeus, de acordo com o “Diario Olé”.

O Flamengo deve retornar das férias na segunda semana de janeiro. Até lá, o departamento de futebol ainda prepara outras mudanças após o Brasileirão.


Partilha
Bruno Guedes
Autor

Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes