David Luiz reconhece falhas no Flamengo: "Devemos melhorar muito ano que vem"; veja os principais erros do clube em 2021
Flamengo e Santos entraram em campo nesta segunda (6), às 20h, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi a penúltima do torneio, a última do Fla no Maracanã. O placar final foi desgostoso para os rubro-negros presentes: 1 a 0 para o Peixe.
A saída de campo teve como trilha sonora as vaias da Nação. David Luiz se mostrou insatisfeito com o resultado e almejou fazer diferente em 2022.
“Acho que faz parte (as vaias) de um grande clube que se acostumou a ganhar”, declarou o zagueiro fazendo referência ao Flamengo de Jorge Jesus.
Saiba mais: Flamengo x Santos se encaram com 18 desfalques, mas a Nação vai comparecer em peso
Um clube acostumado a ganhar
As temporadas de 2019 e 2020 deixaram o torcedor do Flamengo querendo mais. No tempo em que esteve sob o comando do Mister o clube ganhou quase tudo: Brasileirão, uLibertadores após 38 anos de jejum, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara, Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.
Desde então, o torcedor rubro negro ficou mal acostumado e não tem interesse em degustar outro sabor que não seja o da vitória.
No entanto, depois que os “13 meses de uma união perfeita” – como definiu o próprio Mister – chegaram ao fim, o clube iniciou uma trajetória de perda de torneios constantes, chegando ao final de 2021 com apenas dois novos canecos em sua galeria: a Taça Guanabara e o Carioca.
“Cabe a nós trabalhar e ter a humildade de reconhecer o que não fez de bom, de reconhecer que devemos melhorar muito para o ano que vem. No futebol você tem quer ter brio, força de vontade todos os dias. Saber que para representar um grande clube você tem que trabalhar todos os dias no limite. Esse grupo precisa amadurecer e crescer e ficam essas as lições para o ano que vem”, reforçou David Luiz.
Leia mais: Flamengo perde valores absurdos com fracasso na temporada
A apenas um jogo da conclusão do Brasileirão 2021, o Flamengo só joga mais uma partida para cumprir tabela. Com o vice-campeonato garantido, a diretoria já pode sentar e refletir sobre os pontos que fizeram a equipe tropeçar ao longo do ano. Dentre as tantas dificuldades apresentadas pelo elenco dentro de campo estão: o falho sistema defensivo, grande espaçamento do time e a subordinação à individualidade de alguns atletas.
O imbróglio do departamento médico
Da mesma forma, fora de campo, o departamento médico tem se mostrado um imbróglio. A negligência apresentada pela repartição causou uma série de baixas no elenco. O próprio David Luiz, que chegou ao clube em setembro, não pêde atuar em outubro, por lesão muscular na coxa esquerda.
“Comecei a estar 100% agora no final da temporada. Infelizmente quando cheguei tive lesão muito grave. Mas agora cabe a mim trabalhar durante as férias para começar o ano 100%”, comentou sobre o assunto.
Leia mais: Torcida do Flamengo se revolta após novas lesões e ironiza departamento médico; veja os comentários
Além do mais, em setembro, Pedro chegou a jogar machucado. Uma pancada foi sentida pelo centroavante contra o Juventude, no dia 13 de outubro, e na ocasião o exame realizado pelo DM rubro-negro não constou nada.
A partir daí o atleta desfalcou o Flamengo contra o Cuiabá no dia 17, e entrou em campo contra o Athletico-PR, dia 20. No dia seguinte à partida contra o Furacão, Pedro consultou o seu médico dos tempos de Fluminense, Dr. Luiz Antônio Vieira, que o avaliou e detectou uma lesão de menisco no joelho direito.
Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense de Niterói. Redatora do Mundo Rubro-Negro.