Datas importantes para o futebol feminino do Flamengo em 2024

26/12/2023, 15:04
Confira calendário do futebol feminino do Flamengo em 2024

O ano de 2023 foi especial para o futebol feminino do Flamengo. Além da conquista inédita da Copinha para a base, o time profissional faturou o título estadual sob comando do novo técnico Maurício Salgado. A temporada 2024 promete ser ainda mais vitoriosa para o Mengão.

Nesse sentido, o Mundo Bola preparou um calendário para a Nação com as datas das principais competições de futebol feminino no próximo ano. Veja como acompanhar as Meninas da Gávea em 2024:

Leia mais: Freira faz oração por Flamengo em 2024

Supercopa do Brasil

A Supercopa Feminina abre o calendário de 2024. Segundo a CBF, o torneio começa no dia 11 de fevereiro e termina no dia 18 do mesmo mês. A TV Globo e o Sportv devem transmitir os jogos.

Essa competição tem um formato diferente do masculino. Entre os homens, a Supercopa é decidida em uma final única entre o campeão da Copa do Brasil contra o campeão do Campeonato Brasileiro. Para o feminino, a Supercopa vira uma disputa por mata-mata.

São oito clubes que se enfrentam nas quartas, semi e final. Se classificam para a Supercopa Feminina os oito mais bem colocados — limitados a um por estado — no bloco entre os 12 mais bem colocados do Brasileirão Feminino de 2023, e os quatro melhores times do Brasileiro Série A2 de 2023.

Como o Mais Querido terminou o último Brasileirão em sexto lugar, as Meninas da Gávea disputam o torneio em busca da primeira taça da Supercopa. Neste ano, o Flamengo chegou até a final, mas foi goleado pelo Corinthians por 4 a 1.

Brasileirão A1

A primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino começa no dia 17 de março. Dividida em duas fases — pontos corridos e mata-mata —, o Brasileirão A1 tem previsão de finalizar apenas no dia 22 de setembro. O Sportv televisiona os jogos da primeira fase no canal fechado, enquanto a Globo transmite em rede aberta as quartas, semis e final.

Em 2023, o Flamengo teve um ótimo desempenho durante os pontos corridos do Brasileirão. O Rubro-Negro até foi líder do campeonato e encheu seu torcedor de esperanças para acabar com uma seca de sete anos.

No entanto, o Fla começou a cair de produção na reta final. Terminou a primeira fase em sexto lugar e foi para as quartas de final já sob desconfianças. Enfrentando o Santos, um dos melhores times femininos do país, o Mais Querido não conseguiu avançar. Foi superado pelo agregado de 7 a 2. A eliminação causou a queda do técnico português Luis Andrade.

Brasileirão Sub-20

As Garotas do Ninho entrarão em ação pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 já no dia 7 de fevereiro. A competição só finaliza no dia 24 de julho. A CBF ainda não divulgou qual emissora transmitirá o Brasileirão Sub-20 de 2024.

E o Flamengo disputa a taça nacional com esperanças de ir bem melhor do que foi neste ano. Em 2023, a equipe rubro-negra parou ainda na fase de grupos da competição. O Flamengo terminou em terceiro lugar no Grupo C, com 28 pontos. Foram nove vitórias e um empate em 10 jogos.

Mesmo com a campanha invicta, as Meninas da Gávea não conseguiram ficar na zona classificatória, perdendo a vaga para Botafogo e Fluminense. A queda no Brasileirão Sub-20 foi no detalhe, afinal, o Botafogo tinha os mesmos 28 pontos que o Fla. O saldo de gols garantiu a classificação do alvinegro.

Brasileirão Sub-17

As meninas do Sub-17 também duelam pelo Brasileirão da categoria. O torneio acontece já no meio de 2024, entre 27 de julho e 17 de agosto. O Brasileirão Feminino Sub-17 é mais curto, e por isso termina rapidamente. São 16 times divididos em quatro grupos, onde cada equipe se enfrenta uma vez. Apenas os líderes de cada chave se classificam para as semifinais, em jogos de ida e volta. Nessa temporada, não houve transmissão das partidas.

O Flamengo acabou deixando escapar o título inédito das mãos em 2023. O Mengão chegou até a final contra o Grêmio, mas perdeu nos pênaltis após um tempo normal eletrizante. A caminhada até a decisão foi impressionante.

As Meninas da Gávea terminaram invictas a primeira fase. Foram duas vitórias e um empate, chegando aos sete pontos. O Fla garantiu a liderança sem sufoco, com uma distância de três pontos para o vice Atlético-MG.

Já na semifinal, o Flamengo encarou o São Paulo em Belo Horizonte. Na ida, vitória tranquila do Mengo por 2 a 0. Acontece que o tricolor paulista conseguiu o empate no segundo jogo, e levou para os pênaltis. O Flamengo não desperdiçou nenhuma cobrança e garantiu a vaga na final pela primeira vez em sua história. Apesar de não conquistar o título, as Garotas do Ninho deixaram a competição de cabeça erguida.

Liga de Desenvolvimento Sub-16 e Sub-14

A Liga de Desenvolvimento é organizada pela Conmebol em parceria com a CBF. O torneio tem como intuito incentivar e promover a formação de jovens atletas. Em 2024, a Liga de Desenvolvimento Feminina Sub-16 e Sub-14 acontece entre os dias 1º e 7 de abril. As competições não têm transmissão.

As duas modalidades tem o mesmo formato. São oito times, divididos em dois grupos com quatro equipes cada que se enfrentam em turno único. Os dois melhores de cada agrupamento avançam até as semifinais.

Sub-16

Na Liga de Desenvolvimento Sub-16 deste ano, o Flamengo deixou a desejar. Fez apenas um ponto de nove possíveis. Mas também, o Rubro-Negro caiu no “grupo da morte”. Precisou encarar Corinthians, Santos e Internacional. Todos os times são referências no futebol feminino de base.

A estreia foi contra o Peixe, em um empate de 0 a 0. Depois, o Fla perdeu para o Inter por 2 a 0. O mesmo placar se repetiu contra o Corinthians na última rodada. Com o desempenho ruim, o Rubro-Negro ficou em quarto lugar e não avançou para a próxima fase.

Sub-14

Já pelo Sub-14, o Flamengo caiu no mesmo grupo que Corinthians, Ferroviária e Internacional. Conseguiu uma vitória contra a Ferroviária, mas acabou perdendo para os outros dois times. As Meninas da Gávea ficaram em terceiro lugar e se despediram da Liga de Desenvolvimento.


Partilha