Datas Fifa serão as maiores rivais do Flamengo em busca do Tetra no Carioca
O Campeonato Carioca começa somente no dia 26 de janeiro, mas já temos a primeira polêmica de bastidores. Isso porque as semifinais e finais do torneio estão marcadas para Datas Fifa. Dessa maneira, o Flamengo é forte candidato a sofrer com desfalques ao longo da competição, inclusive nas fases decisivas.
Para 2022, o Campeonato Carioca tem um regulamento parecido com o do ano passado. Ou seja, a competição terá a Taça Guanabara em formato de pontos corridos. Serão 12 equipes e 11 partidas em turno único. O primeiro colocado se sagra campeão.
Leia mais: Piris da Motta desperta interesse de clube que disputará a Libertadores
A Taça Guanabara começa justamente em meio a uma Data Fifa. O estadual começa no próximo dia 26, enquanto as seleções têm jogos marcados para 27 de janeiro e 1º de fevereiro. Assim, o Rubro-Negro deve perder jogadores nas três primeiras rodadas (mais de um terço da Taça Guanabara).
O término da primeira fase será no dia 20 de março. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, marcadas para o dia 23 e 27 do mesmo mês. Já as finais vão ocorrer em 30 de março e 3 de abril.
Leia mais: Torcedores do Flamengo que irão aos jogos enfrentarão passagens mais caras em 2022
Contudo, a segunda Data Fifa do ano colocou jogou das seleções no dia 24 e 29 de março . Com isso, caso se classifique para às fases finais, o Flamengo deve ter desfalques importantes nas semifinais e, pelo menos, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca.
Outra situação curiosa do Carioca é que o Flamengo tem um clássico contra o Botafogo no dia 20 de fevereiro. O Mais Querido, no entanto, vai disputar a Supercopa do Brasil, contra o Atlético-MG, no mesmo dia.
Desfalques por convocações não é novidade
Embora a Fifa não permita jogos durante convocações, as federações brasileiras mantêm a realização de campeonatos durante os períodos.
Em 2021, por exemplo, o Flamengo sofreu com as convocações. Ao todo, o clube não contou com atletas convocados em dez partidas do Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Xavi se pronuncia sobre transferência de Philippe Coutinho; Flamengo seria destino
No entanto, o Rubro-Negro ainda sofreu indiretamente com as seleções, porque alguns jogadores voltaram lesionados das Datas Fifas. São os casos de Rodrigo Caio, Gabigol e Arrascaeta, que atuaram em somente 19, 18 e 14 jogos do Brasileirão, respectivamente.
A CBF chegou a prometer publicamente que as equipes com atletas convocados teriam seus jogos adiados. Porém, a entidade retrocedeu à decisão e desagradou dirigentes rubro negros.
Leia mais: Supercopa do Brasil: CBF define data de Atlético-MG x Flamengo
Já, em 2020, um episódio marcante foi a partida de volta da Copa do Brasil contra o São Paulo. Na ocasião, o Rubro-Negro precisou jogar sem Everton Ribeiro, Pedro e Isla contra o Tricolor e acabou eliminado da competição.
O camisa 21 ainda foi convocado após a divulgação da lista, mesmo sem nenhum corte de jogador. Na época, a diretoria encarou a convocação como uma retaliação às críticas do vice-presidente Marcos Braz à CBF, dias antes do atacante ser chamado por Tite. O dirigente chegou a criticar a convocação do jogador.
“É lamentável, acho que a palavra é essa, uma competição tão importante, que a parte financeira é bem considerável. E o Flamengo ter tantos desfalques por uma convocação da detentora do campeonato. Porque a dona do campeonato, quem faz o campeonato, é a própria CBF. E ela mesmo faz as convocações. Então, até desnivela a competição na parte esportiva”, reclamou Marcos Braz.
Datas Fifas em 2022
Além das duas Datas Fifas em janeiro e março, haverá uma terceira no meio do ano. Mas, desta vez, as seleções entram em campo três vezes nos dias 2, 9 e 14 de junho. Assim, os clubes brasileirão sofrerão com desfalques em quatro datas do Campeonato Brasileiro: dias 5, 8, 12 e 15.
Leia mais: Flamengo x Forte-ES: onde assistir e horário da estreia do Rubro-Negro na Copinha
O Flamengo, inclusive, chegou a pedir o adiantamento da temporada para o dia 15 de janeiro, a fim de diminuir os impactos das Datas Fifas na temporada. Sem sucesso. A entidade tornou o começo no dia 15 facultativo, porém a Ferj não acatou.
O resultado? O de sempre: CBF permite que Datas Fifas invadam jogos de clubes brasileiros e prejudique o seu próprio produto nacional.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro