Data Fifa foi de saldo negativo para o Flamengo; veja como foi

Atualizado: 26/03/2025, 13:41
Brasil x Colômbia pela Eliminatória Sul-Americana 2026 no estádio Mané Garrincha, na cidade de Brasília, nessa quinta-feira 20.03.

O Flamengo teve oito jogadores representando suas Seleções durante as 13ª e 14ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, encerradas na última terça-feira (25). No entanto, o saldo rubro-negro não foi positivo, com direito a dois cortes por problemas físicos de estrelas do elenco.

Médica detalha lesão que tira Arrascaeta de estreia no Brasileirão

O meio-campista Arrascaeta foi diagnosticado com uma lesão no adutor da coxa direita e ficou fora da última partida do Uruguai contra a Bolívia. Já Gerson, apesar de não ter uma lesão confirmada, sofreu com contratura e fadiga muscular na coxa esquerda e não enfrentou a Argentina.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ambos foram cortados, estão em tratamento no Ninho do Urubu e preocupam para os próximos compromissos do Flamengo.

Além de Gerson, o Flamengo teve outros três atletas convocados por Dorival Júnior: Wesley, Léo Ortiz e Alex Sandro. O lateral-esquerdo entrou na lista após o corte de Danilo, que sofreu uma lesão na posterior da coxa direita. O clube voltou a ter quatro jogadores chamados para a Seleção Brasileira após 36 anos.

Desempenho em campo

  • Gerson: titular contra a Colômbia, deixou o campo aos 28 minutos do primeiro tempo por conta de dores musculares. Teve um desempenho seguro enquanto esteve em campo, acertando 18 dos 19 passes que tentou. Foi desfalque contra a Argentina.

  • Wesley: estreou pela Seleção ao entrar nos minutos finais contra a Colômbia e teve boa participação defensiva. Contra a Argentina, foi titular, mas não repetiu a mesma atuação e encontrou dificuldades na marcação e na saída de jogo, assim como toda a equipe, que esteve desorganizada em campo.

  • Léo Ortiz: teve participação discreta, entrando nos acréscimos contra a Colômbia. Diante da Argentina, entrou no intervalo e foi mais um a sofrer com a desorganização tática do Brasil e com o domínio argentino. O zagueiro recebeu um cartão amarelo.

  • Alex Sandro: Não foi utilizado em nenhum dos dois jogos.

Atletas a serviço do Uruguai

Arrascaeta foi o único rubro-negro titular contra a Argentina, mas precisou ser substituído ainda no primeiro tempo devido à lesão na coxa. Durante o aquecimento, já havia demonstrado incômodo e precisou de atendimento duas vezes antes de deixar o campo.

De la Cruz, que entrou no lugar de Arrascaeta contra a Argentina, teve uma atuação discreta. Ele não foi relacionado para enfrentar a Bolívia, pois, segundo informação do "ge", a comissão técnica do Uruguai optou por poupá-lo devido às dificuldades de jogar na altitude.

A imprensa argentina, no entanto, sinalizou que o corte do meia se deu por conta de uma discussão com dirigente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol).

Varela, por sua vez, não atuou contra a Argentina, mas foi titular no empate contra a Bolívia e jogou por 62 minutos nos mais de 4.000 metros de altitude da cidade de El Alto.

Destaque equatoriano

Gonzalo Plata foi o único jogador do Flamengo titular nas duas rodadas das Eliminatórias. Atuou os 90 minutos contra a Venezuela e o Chile. Embora não tenha marcado gols, foi elogiado pelo técnico Sebastián Beccacece pela sua atuação e participação decisiva na vitória equatoriana.

Retorno ao Flamengo e avaliação

Com o fim da data FIFA, os jogadores voltam a se apresentar ao Flamengo para a sequência da temporada. A comissão técnica avalia a condição física dos atletas para definir a utilização no próximo compromisso, contra o Internacional. As lesões de Arrascaeta e Gerson preocupam, enquanto os demais retornam sem problemas aparentes.

O Mengão estreia pelo Brasileirão 2025 neste sábado (29), às 21h (de Brasília) contra o Internacional, no Maracanã.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.