Nesta quinta-feira (22), o Flamengo volta a campo diante do Bragantino pelo Brasileirão. No entanto, o técnico Jorge Sampaoli não poderá escalar peças importantes, por conta da Data Fifa. Isso porque, o Mais Querido teve cinco convocados, sendo três deles titulares da equipe. Mas para o jogo desta quinta, somente um terá condição de atuar: Pedro.
No entanto, essa não é a primeira vez que a Data Fifa desfalca o Flamengo contra esse mesmo adversário. Desde 2020, o Rubro-Negro sofre com ausências importantes no time por conta de convocações, principalmente da Seleção Brasileira.
Leia mais: Flamengo x Bragantino: Sampaoli deixa ‘filosofia’ de lado e define escalação
Ainda em outubro de 2020, o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Bragantino. O duelo aconteceu dois dias após a Data Fifa, onde o Mais Querido teve quatro convocados: Rodrigo Caio e Everton Ribeiro (Brasil), Arrascaeta (Uruguai) e Isla (Chile). Porém, somente Everton Ribeiro e Isla tiveram condições de jogar contra a equipe paulista.
Já em 2021, mais precisamente em junho, ocorreu a Copa América. Diferente do que acontece neste ano, o calendário brasileiro continuou desenrolando mesmo durante a competição, que acontecia no Brasil. Dessa forma, o Fla entrou com quatro desfalques contra o Bragantino: Gabigol, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Isla. Todos faziam parte da equipe titular. Ao final do jogo, o Flamengo sofreu gol, que fechou o placar vitorioso para o Bragantino, por 3 a 2.
No final do mesmo ano, o Rubro-Negro voltou a sofrer com desfalques. Bem como ocorreu na Copa América, o Fla encarou o Bragantino durante a Data Fifa de outubro. Com os mesmos desfalques da última convocação, o Mais Querido ficou apenas no empate com o Massa Bruta, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Em 2022, Flamengo teve problemas com o Uruguai por Arrascaeta
Ao contrário dos anos anteriores, o Fla teve menos dores de cabeça em convocações em 2022. Porém, um episódio marcou a Data Fifa de junho, quando Arrascaeta foi chamado para defender o Uruguai. O meio-campista foi convocado para os amistosos dos dias 2, 5 e 11, mas sequer foi utilizado pela seleção.
Neste período, o time da Gávea voltou a enfrentar o Bragantino, mais uma vez, desfalcado pela Data Fifa. O duelo aconteceu fora de casa, com derrota do Rubro-Negro por 1 a 0. O resultado foi o suficiente para que o clube acatasse a demissão de Paulo Sousa, logo após o jogo.
De acordo com a seleção uruguaia, Arrascaeta chegou ao país já lesionado. O Flamengo, por outro lado, não havia comentado nenhum problema físico do meia antes de liberá-lo para sua seleção. O imbróglio causou dor de cabeça ao Mais Querido, que enfrentaria jogos importantes em junho pela Copa do Brasil e Libertadores. Por sorte, o meia se recuperou rápido, e voltou a jogar no dia 16 de junho.