Data Fifa beneficia gramado do Maracanã apenas para Fluminense

09/06/2023, 12:16
Falso Nove: gramado condiciona esquema tático de Sampaoli

Após vencer o Racing pela Libertadores, o Flamengo já se prepara para o próximo desafio. Neste domingo (11), às 18h30, o Mais Querido recebe o Grêmio pela 10ª rodada do Brasileirão. O duelo marca o último jogo do Fla antes da Data Fifa, que acontece entre 12 e 20 de junho. Nesse período, o Maracanã passa por semana importante: livre de jogos, o gramado poderá se recuperar.

No entanto, o Mais Querido não terá proveito do gramado do Maracanã bem cuidado. Isso porque, o Flamengo volta a atuar no Templo Sagrado apenas no dia 28 deste mês, contra o Aucas, em um jogo importante na Libertadores. Antes disso, o Fluminense já terá realizado três jogos consecutivos no Maracanã: nos dias 21, 24 e 27.

ATENÇÃO: Saiba como ganhar ingressos para Flamengo x Grêmio

Dessa forma, o Rubro-Negro segue sofrendo com problemas no gramado do estádio. Somente no último mês, o Templo do Futebol recebeu sete jogos: quatro do Fluminense e três do Flamengo. Além disso, esse mês promete ser cheio novamente no Maracanã: além dos quatro jogos já realizados em nove dias, o Maraca recebe mais cinco partidas em junho. Veja o calendário:

  • Flamengo x Grêmio – 11/6
  • Fluminense x Atlético-MG – 21/6
  • Fluminense x Bahia – 24/6
  • Fluminense x Sporting Cristal – 27/6
  • Flamengo x Aucas – 28/6

Sampaoli culpabiliza gramado por má atuação de Pedro

Portanto, após a Data Fifa, o Fla volta a atuar em um gramado com condições semelhantes ao que encontrou recentemente, com desgaste total. O fator é preocupante para o clube, já que a qualidade do gramado interfere diretamente na condução do jogo, além do risco maior de lesão nos atletas. Durante a coletiva nesta quinta (8), Jorge Sampaoli apontou, inclusive, que a situação da grama do Maracanã prejudicou a atuação de Pedro.

“Hoje não conseguimos levar a ele situações de vantagem. Racing estava defendendo com muita gente e o estado do campo não deixava acelerar os passes para encontrar os movimentos de um centroavante que tem como característica de ser de área. Complicou o jogo porque as bolas não chegaram a ele”, disse.

Arrascaeta não poupou críticas ao gramado do Maracanã

Assim como Sampaoli, Arrascaeta também comentou a qualidade do gramado do estádio. No duelo diante do Racing, o meia chegou a escorregar algumas vezes em campo, por conta disso. De acordo com o uruguaio, uma grama desgastada implica no desempenho do time em campo.

“Infelizmente, a gente já vem convivendo com o gramado ruim há muito tempo. Com certeza, um gramado bom facilitaria muito as coisas. Ali no meio, muitas vezes acaba nos atrapalhando no domínio, em um giro. Mas a gente tem que lidar com isso”, explicou.