Das promessas aos consagrados: 7 ex-jogadores do Flamengo no Carioca

17/01/2023, 21:22
Patrick, revelação do Flamengo, atuou no futebol europeu e agora vai disputar o carioca pelo Bangu

O Campeonato Carioca de 2023 já começou. Como sempre, muitos times do torneio trazem ex-Flamengo no elenco. Assim, o MRN preparou um levantamento com jogadores que tiveram passagem no Mengão e hoje reencontram o clube como adversários.

A lista vai desde joias da base que não foram aproveitadas no profissional, autor de gol de título brasileiro, jogador que salvou o clube de rebaixamento a lateral-direito que trocou o Fla pelo Fluminense. Confira:

Leia também: Técnico do Madureira não se intimida e diz como vencer o Flamengo

Patrick- Bangu

Foto: Divulgação/ Flamengo

Patrick é um jovem zagueiro de apenas 22 anos que defende o Bangu nesta edição de Campeonato Carioca. O zagueiro foi revelado pelas categorias de base do Mengão e o clube tinha expectativas para o futuro de Patrick. Na temporada 2018/19, Patrick foi emprestado ao dinamarquês Midtjylland para a primeira experiência na Europa.

Contudo, em menos de um ano Patrick sofreu duas graves lesões no joelho e precisou de duas cirurgias no mesmo local. Assim, o Garoto do Ninho ficou um longo tempo fora dos gramados e retornou ao Fla no começo de 2022. O atleta não foi aproveitado pelo Rubro-Negro e ficou emprestado ao Tombense até o fim de seu contrato.

João Fernando- Botafogo

Goleiro João Fernando em treino do Flamengo
Foto: Flamengo / Divulgação

O goleiro João Fernando chegou ao Flamengo oito anos de idade e conquistou  dois Estaduais fazendo parte do elenco principal e três títulos na base: Carioca, Brasileirão sub-20 e Copa do Brasil sub-17. Com passagens pela Seleção Brasileira de base, João tinha a esperança de receber espaço no time do Flamengo.

Contudo, com a chegada de Paulo Sousa no início de 2022, João passou a treinar separado do elenco. O técnico português queria trabalhar apenas com três goleiros e escolheu Santos, Diego Alves e Hugo Souza. Assim, o contrato de João com o Fla chegou ao fim e o jovem acertou com o Botafogo para disputar o Carioca.

Felipe Melo- Fluminense

Felipe Melo exalta flamengo e dá dicas ao Vélez
Foto: Mailson Santana / Fluminense

Revelado pelo Flamengo, Felipe Melo ficou no clube entre 2001 e 2003. Um dos momentos mais marcante de sua passagem pelo Mais Querido foi o primeiro gol de Felipe como profissional. A três rodadas do fim do Brasileirão de 2001, a equipe estava na zona de rebaixamento com 23 pontos, vivia crise com a torcida tinha pela frente um duelo contra o Internacional. Felipe, de apenas 18 anos, entrou na segunda etapa da partida e marcou o gol da vitória por 1 a 0, que foi essencial para a luta contra o rebaixamento.

Entretanto, a torcida do Flamengo e Felipe Melo não vivem um bom relacionamento. Desde que retornou ao Brasil, Felipe passou por Palmeiras e agora defende o Fluminense. Com a camisa de rivais do Mengão, o jogador seguiu com seu estilo briguento e provocador e se afastou do Rubro-Negro.

Além disso, o jogador tem protagonizado confusões com torcedores e pessoas ligadas ao Flamengo. Por exemplo: o ex-jogador Vampeta revelou que Felipe Melo ameaçou quebrar João Gomes durante as finais do Carioca e revoltou a torcida do Flamengo.

Confira mais: Joias do Flamengo são convocadas para Seleção Brasileira Sub-17

Jorge- Fluminense

jorge em treino na época de flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

No Flamengo, Jorge foi alçado aos profissionais em 2015 e, pelo seu alto desempenho, logo assumiu a vaga de titular. No início de 2016, manteve seu nível e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Tite. Posteriormente, foi o lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro e se transferiu ao Mônaco, da França, por € 8,5 milhões (R$ 28,8 milhões na cotação da época).

Depois de não conseguir brilhar na Europa, Jorge retornou ao Brasil para defender o Palmeiras. Entretanto, não conseguiu empolgar com a camisa do time Alviverde. Para 2023, Jorge acertou a ida para o Fluminense e deve fazer a estreia nesta terça-feira (17).

David Braz- Fluminense

O jogador de futebol do Flamengo David Braz comemora seu gol durante a partida final do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio no estádio do Maracanã em 06 de dezembro de 2009 no Rio de Janeiro, Brasil.
Foto: Antonio Scorza / AFP via Getty Images

O zagueiro David Braz é um personagem marcante na história Rubro-Negra. Foi dele o gol do Hexacampeonato Brasileiro de 2009. Na última rodada do torneio, o Flamengo precisava da vitória para se sagrar campeão e o jogador aproveitou confusão na área do Grêmio, marcou o gol que colocou 2 a 1 no placar e garantiu o título nacional para o Mengão. Na época, o jogador tinha apenas 22 anos e estava emprestado ao clube.

Depois de deixar o Flamengo, em 2012, David Braz passou por Santos, Vitória, Sivasspor (Turquia), Grêmio e depois chegou ao Fluminense. No rival do Flamengo, o zagueiro é um dos líderes do elenco e muitas vezes utiliza a braçadeira de capitão.

Cafu- Portuguesa

O atacante Cafu também é cria da base do Flamengo e foi um dos principais jogadores do time sub-20 que conquistou a Copinha de 2016. Contudo, foi emprestado pelo Flamengo antes de fazer sua estreia profissional. Em 2017, retornou ao clube após pedido do técnico Zé Ricardo, que era seu treinador na base, mas não conseguiu se firmar mas não teve espaço e acabou sendo emprestado até não ter mais vínculo com o Fla.

Hoje, o ex-Flamengo é titular da Portuguesa-RJ e enfrentou o Mais Querido na primeira rodada do Campeonato Carioca. Aliás, o jogador pediu e recebeu uma camisa do meio-campista Gerson, que jogou com Cafu na base.

Wellington Silva- Volta Redonda

Wellington Silva Flamengo Boavista Fluminense
Eduardo Peralta/Boavista

A curta passagem do lateral-direito Wellington Silva pelo Flamengo ficou marcada por uma grande polêmica. Wellington aceitou proposta do Fluminense e foi jogar no rival do Flamengo. Wellington Silva também chegou a causar intriga com os torcedores do Flamengo, pois, ao trocar o clube pelo rival, ele chegou causando já em sua apresentação.

“Todos os jogadores querem jogar a Libertadores e comigo não é diferente. Vão aumentar as chances de eu ir pra seleção. Todo jogador sonha em chegar à seleção. Estou jogando no melhor time do Brasil, e, com certeza, as chances aumentam. É uma meta que eu tracei”, disse o lateral.

Leia mais: Sorteio na CBF define adversário do Flamengo na Supercopa Feminina

Além disso, ele ainda declarou que o ‘jogador tem que pensar alto’, causando ainda mais revolta aos flamenguistas e prazer aos tricolores. “Fiz um bom campeonato no Flamengo, agradeço ao clube pela oportunidade, mas jogador tem que pensar alto”, completou.

Wellington Silva acertou com o Volta Redonda para disputar o Cariocão 2023.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.