Da expulsão e soco na cara à capitania: Gerson encerra nova passagem marcante no Flamengo

Atualizado: 04/07/2025, 15:21
Gerson jogando pelo Flamengo

A novela chegou ao fim e o Flamengo anunciou a saída de Gerson, que vai jogar no Zenit, da Rússia. Com isso, se encerra a segunda passagem de um ídolo controverso.

➕ Saída de Gerson revolta Zé Elias: 'Ninguém é bobo, a diretoria tem que ser questionada'

Isso porque o Coringa viveu altos e baixos. Ele recebeu o amor da Nação, mas também recebeu críticas e viu seus fãs com dúvidas e incertezas do seu potencial.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Multicampeão na primeira passagem, que se encerrou em 2021, ele voltou em 2023 com muita expectativa dos torcedores. Mas essa expectativa foi decaindo conforme o passar dos primeiros momentos com o Manto Sagrado.

Do caos a glória: expulsão importante, entrevero no Ninho do Urubu e muito mais. O MundoBola Flamengo recorda a passagem vitoriosa, marcante e polêmica do início ao fim.

'Destruiu nosso Mundial': Gerson foi apontado como algoz em 2023

Recém-chegado após deixar o Olympique de Marseille, Gerson não atendeu as expectativas assim que estreou. 

Naquela temporada, o Flamengo jogou o Mundial de Clubes em fevereiro, como o campeão da Libertadores 2022, que ainda não tinha o Camisa 8.

Com Gerson em campo, o Mengão encarou o Al Hilal na semifinal daquela competição, sonhando com o bicampeonato mundial.

Mas Gerson protagonizou um dos momentos chave da partida. A equipe já perdia por 2 a 1, e o terceiro gol saudita veio de pênalti.

O romeno Istvan Kovacs foi ao VAR rever um pisão de Gerson em Vietto. Ele marca pênalti e expulsa o volante do Mengão, que naquela altura, não teve o perdão da torcida.

Vale lembrar que na Supercopa do Brasil, ele já havia sido muito criticado. Relembre alguns comentários de torcedores no X após a expulsão e a eliminação do Flamengo naquele Mundial.

  • “Gerson voltou e até agora só prejuízo”, disse @laessss.
  • “Gerson parece nem que veio da Europa... Dois cartões de juvenil, uma simulação ridícula e uma chegada por trás tendo o David Luiz marcando na frente”, comentou @Bryanleite10.
  • “Flamengo trocou o João Gomes pelo Gerson…”, escreveu @BaptistaDn.
  • “GERSON DESTRUIU NOSSO MUNDIAL. VOCÊS PEDIRAM TANTO ELE PARA ISSO? PARABÉNS”, se irritou @brwnek.
  • “Gerson voltou para isso? Fazendo m*rda atrás de m*rda, vai tomar no **”, se estressou @davidkneipp88.
  • “Que ódio do Gerson, filho da p*ta do c*ralho”, disse @gxsta1x.

De Bruyne? Gerson virou meme na Copa do Brasil

2023 também rendeu um meme a Gerson durante a Copa do Brasil. O Rubro-Negro enfrentou o Maringá, mas acabou perdendo por 2 a 0 fora de casa.

O resultado irritou muito os torcedores. No retorno ao Rio de Janeiro, os torcedores receberam o elenco com críticas e protesto no aeroporto.

Um dos torcedores gritou: "Gerson, tá achando que tu é o De Bruyne?"; o vídeo viralizou nas redes sociais, e depois disso, o jogador passou a melhor seu nível de jogo, evoluindo com Jorge Sampaoli no decorrer da temporada.

Isso rendeu ainda mais memes afirmando que Gerson teria incorporado De Bruyne após a comparação do torcedor.

Evolução com Sampaoli

As coisas não aconteceram com Vitor Pereira, e apesar das polêmicas envolvendo Jorge Sampaoli no Flamengo, ninguém se beneficiou mais disso do que Gerson.

Ele evoluiu rapidamente com seu já conhecido comandante. Sampaoli foi quem quis o volante em Marselha, e por lá, transformou o então volante em um ponta goleador.

Com Sampaoli, Gerson desabrochou em sua segunda passagem pelo Flamengo, marcando gols e se mostrando cada vez mais importante. Era a maré virando e Gerson ganhando forma de ídolo.

Soco na cara e entrevero com Varela

Tudo isso seria o foco se Gerson não tivesse entrado em uma nova polêmica. O jogador do Flamengo agrediu Guillermo Varela, que hoje, está perto de renovar com o clube.

A dupla mostrou que o clima estava quente no Ninho do Urubu. Após a agressão de Pablo Fernández, preparador, a Pedro, foi a vez dos atletas se desentenderem.

Durante a briga, Gerson agrediu Varela com um soco no rosto. Varela chegou a ficar com o nariz bem machucado, precisando jogar contra o Grêmio com uma máscara de proteção.

Sem fazer alarde, o Flamengo se referiu ao episódio como um "entrevero" entre os jogadores.

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o entrevero entre os atletas Gerson e Varela foi resolvido internamente pelo departamento de futebol. Os jogadores entendem que o episódio faz parte de um treino disputado. A preparação para o jogo de amanhã segue normalmente", escreveu o clube.

Temporada sem títulos

No fim, a temporada de retorno de Gerson foi conturbada, e apesar da crescente, terminou com muita pressão.
 
Isso porque o Flamengo até chegou na final da Copa do Brasil, após campanhas insatisfatórias da Libertadores e no Brasileirão.
 
Mas o São Paulo foi quem saiu campeão, conquistando a primeira Copa do Brasil de sua história, enquanto o Flamengo de Gerson teve que esperar um ano.

Hidronefrose renal: Gerson teve grave problema nos rins

E essa espera foi preocupante para Gerson, que no início de 2024, se deparou com uma grave dificuldade.
 
O jogador, durante o Carioca, se queixou de fortes dores abdominais. Os exames constataram uma Hidornefrose renal.
 
O problema consiste na dilatação das vias excretoras dos rins, onde a urina vai até a bexiga. Isso acontece por obstrução parcial, ou mesmo total, do trato urinário.
 
Assim, Gerson teve problemas para eliminar a urina do rim, ocasionando as dores relatadas. O problema poderia se tornar grave, já que os rins poderiam parar de funcionar.
 
Mas tudo que foi proposta pelos médicos foi bem executado e o Coringa conseguiu se recuperar para a sequência da temporada. Ele retirou o cateter no fim de março e voltou aos gramados.

A capitania e os títulos

O elenco viu a liderança de Gerson crescer. Os problemas ficaram para trás, e durante a temporada de 2024, o craque começou a usar a faixa de capitão.

Era o jogador se tornando cada vez mais importante para o elenco, e cada vez mais líder. Ele liderou, em campo, com Filipe Luís na casamata, o reencontro do Flamengo com o título

Após a temporada em branco de 2024, o Flamengo perigou terminar mais um ano sem conquistas importantes, ignorando o Estadual.

Mas o time, apesar de ficar pelo caminho na Libertadores e no Brasileiro mais uma vez, chegou até a final da Copa do Brasil mais uma vez.

Agora, os erros do ano anterior não se repetiriam. E o azar foi do Atlético-MG de enfrentar um time determinar a ser campeão: festa na Arena MRV com direito a interdição.

Esse ano, Diego Ribas chegou a enaltecer Gerson como capitão.

"Eu sempre acreditei nesse lado líder do Gerson. Em um momento de crise, uma vez, chamei ele para uma reunião, e ele: 'Como assim, reunião?' Eu vi que tinham alguns jogadores com perfil de liderança e ele era um, apesar da idade. Liderança não tem a ver com idade, mas com comportamento, posicionamento. E ele sempre teve. Então o chamei, ele ficou surpreso, falamos, ele se posicionou, foi importante", disse Diego.

Mercenário: protestos contra saída de Gerson

Antes da ida aos EUA para disputar a Copa do Mundo de Clubes, as informações sobre a possível saída para o Zenit começaram a pipocar.

Por se tratar de um clube que sequer disputa competições internacionais por conta da guerra, que só joga os torneios locais e vai fazer com que Gerson suma, assim como Luiz Henrique, se distanciando do sonho da Seleção Brasileira e da Copa do Mundo, os torcedores se revoltaram.

No embarque aos EUA, a torcida organizou um AeroFla. Mas os torcedores não ficaram só no apoio, mas também, na crítica, com cédulas com o rosto de Gerson, cânticos contra o jogador e muita mágoa.

Gerson se despediu com gol contra Bayern de Munique e excelente Copa do Mundo de Clubes

Para finalizar a passagem que divide opiniões, Gerson deu tudo de si nos EUA. Ele mostrou ignorar o Zenit durante a competição, focando apenas no Flamengo enquanto ainda estava aqui.

O jogador foi um dos principais do Mengão no torneio, sendo importante na classificação do time para as oitavas de final.

Ele encerra sua segunda passagem pelo Flamengo com muita honra. Apesar da derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, Gerson marcou o primeiro gol do time na partida, permitindo que os torcedores pudessem seguir sonhando com uma classificação naquele momento complicado do jogo.