Custo Paulo Sousa: início ruim obriga Flamengo a ser quase perfeito no returno do Brasileirão
O Flamengo parece ter engrenado na temporada. Classificado para as quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil e vivendo bom momento no Campeonato Brasileiro, o time fez as pazes com a torcida através de atuações convincentes. O time sem confiança do primeiro semestre desapareceu.
Poucos vão discordar que a mudança de técnico ajudou a mudar os ares no Flamengo. Paulo Sousa, apesar de todas as boas intenções, não conseguiu se conectar com o elenco e fazer o time jogar. Dorival Junior, no entanto, com sua fala mansa e futebol simples, arrumou o time e deu confiança aos jogadores.
Leia Mais: Mistos são os outros: 81% dos torcedores do Flamengo afirmam que não têm outro time
Mesmo vivendo um momento positivo, o Flamengo continua sofrendo com os resultados ruins da era Paulo Sousa. Assim, com sete derrotas no Brasileirão, o Mais Querido vai ter que ser quase perfeito nos 20 jogos que faltam se quiser ser campeão.
Isso porque Paulo Sousa dirigiu o Flamengo em dez rodadas e perdeu quatro jogos. Dessa forma, se considerarmos que a derrota para Internacional, na 11ª rodada, também cai na conta do português, são cinco reveses em 11 jogos. Dorival deu seu primeiro treino depois daquele jogo.
Com isso, o Flamengo chegou à 18ª rodada com 27 pontos. Nos 20 jogos que faltam, para ser campeão sem precisar se preocupar com os resultados dos adversários, o Rubro-Negro terá que vencer 16 jogos ou vencer 15 jogos e empatar três. Como chegamos a esse número?
Flamengo de Jorge Jesus atingiu o desempenho necessário
Simples. Jamais na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 times, o vice-campeão fez mais de 74 pontos. Sendo assim, o Flamengo teria que somar mais 48 pontos para chegar aos 75. Para atingir essa meta, o Rubro-Negro teria que vencer 16 dos 20 jogos que faltam.
Não estamos dizendo que o campeão precisará fazer 75 pontos. O Flamengo mesmo já foi campeão com 71 pontos (2020) e até 67 pontos (2009). Porém, a marca de 75 é praticamente garantia de título. E o Flamengo conseguiu ter um rendimento desse tipo?
Sim. Em 2019, nos 19 jogos do segundo turno, o time de Jorge Jesus somou exatamente 48 pontos. Foram 15 vitórias, três empates e uma derrota. Será que dá?