Critério diferente? Torcida reclama de decisão na Champions de árbitro que expulsou Gerson
Liverpool e Real Madrid fizeram um jogo cheio de gols, falhas de craques e show de Vini Jr, mas com poucos cartões amarelos pela Champions League. O curioso no entanto, é que o árbitro da partida foi o romeno Istvan Kovacs, que apitou Flamengo x Al Hilal no Mundial de Clubes.
Na ocasião, o torcedor e boa parte da imprensa ficou na bronca com a atuação do árbitro, que deu diversos cartões amarelos para os jogadores do Flamengo, incluindo dois para Gerson que, obviamente, foi expulso. Em contrapartida, lances semelhantes vindos de jogadores do Al Hilal não tiveram a mesma punição.
Leia também: Obrigado, Al Hilal! Torcedores do Flamengo brincam após goleada do Real na Champions
Ao todo, o árbitro marcou 30 faltas (15 para o Flamengo e 15 para o Al Hilal). Nos cartões, contudo, a diferença foi gritante. Enquanto os árabes receberam apenas um cartão, o Rubro-Negro recebeu oito amarelos e um vermelho. A média de Kovacs, segundo o SofaScore, é de 0.31 cartões vermelhos e 5.44 cartões amarelos por jogo. Ou seja, somente para o Flamengo ele aplicou quase o dobro do que é seu padrão.
Eis que no duelo da Champions League ele marcou 18 faltas e deu apenas dois cartões amarelos (um para cada lado). O jogo não foi violento, mas tiveram algumas faltas mais duras ou que impediram contra-ataques que, protocolarmente, são punidas com cartão amarelo. Pior do que isso, em um lance que Salah caiu na área e pediu pênalti, o juiz mandou seguir e não alegou simulação, que realmente não foi.
A bronca se dá, no entanto, porque torcedores do Flamengo lembraram que do lance em que Gerson também foi tocado dentro da área. Diferentemente de hoje, Kovacs considerou simulação do volante rubro-negro e aplicou um cartão amarelo.
Torcedores do Flamengo alegaram falta de critério por parte do árbitro em Liverpool x Real Madrid
As queixas da torcida do Flamengo já haviam acontecido após o embate contra o Al Hilal. O entendimento geral era de que o árbitro aplicou critérios diferentes e foi mal intencionado contra o Flamengo.
Após o Liverpool x Real Madrid de hoje, contudo, isso ficou claro. Faltas e lances em que os atletas do Flamengo foram punidos exageradamente e no duelo pela Champions League isso não aconteceu. Nas redes sociais, torcedores fizeram barulho.
“Salah se joga pra cavar pênalti. Não satisfeito, reclama com o juiz que só ignora e deixa o jogo seguir. Seria normal se não fosse o mesmo juiz que deu cartão pro Gerson por simulação e que foi taxado como um árbitro que aplica as regras. À principio, não foi o caso, dessa vez”, disparou um torcedor.
“O mesmo árbitro de Flamengo x Al Hilal, apitando Real Madrid x Liverpool. Ele deu 1 cartão, UM CARTÃO!! Lances idênticos administrados na conversa… Sem condições”, publicou um outro.
“Que diferença de arbitragem deste árbitro romeno no jogo Liverpool vs Real Madrid… Que mudança radical. Nem parece o mesmo daquele jogo Flamengo vs Al Hilal”, pontuou mais um torcedor.
“O critério desse árbitro era só para o Flamengo. Para Al Hilal, Real e Liverpool não tem cartão. Cada vez mais escandaloso”, acusou mais um.
“Esse árbitro de Liverpool x Real Madrid é o mesmo que apitou Flamengo x Al-Hilal onde toda hora dava cartão amarelo pro Flamengo e até expulsou o Gerson. Hoje estão descendo o pau no Vini Jr e esse arrombado nem um amarelo dá”, reclamou outro torcedor.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...