Crise até no Instagram: Flamengo perde engajamento para Fluminense

08/05/2023, 20:52
Emblema do Flamengo; site vaza imagens de nova camisa do clube com a Adidas

O mês de maio apenas começou e o torcedor do Flamengo parece receber apenas notícias ruins. Segundo estudo da “Samba Digital”, agência de marketing esportivo, o Rubro-Negro não aparece entre os 20 times com maior engajamento no Instagram durante o mês de abril. Além disso, o líder foi o rival Fluminense.

Para realizar o cálculo, a Samba Digital faz uma média de interações (likes, curtidas, encaminhamentos) relacionada ao número de seguidores de cada clube. Assim, é possível fazer comparativos entre clubes com diferentes quantidades de seguidores nas redes como é o caso de Flamengo e Fluminense.

Leia mais: David Luiz pode assegurar renovação com o Flamengo nos próximos jogos

Ranking dos 20 clubes com maiores interações nas redes sociais sem o Flamengo
Foto: Divulgação

O momento ruim do Flamengo em campo certamente influencia na queda de engajamento no Instagram e outras redes sociais. Com a maior torcida do mundo, o Mengão acostuma aparecer nas primeiras colocações do ranking. Em 2022, por exemplo, o Fla apareceu em posições altas da lista em sete meses do ano.

Flamengo segue com bom número de interações no Instagram

Apesar de não estar presente no top 20 de engajamento, o Flamengo segue bem colocado no ranking de interações. Afinal, o Mais Querido é o clube brasileiro com o maior número de seguidores no Instagram. São 17,1 milhões de seguidores no total.

O Rubro-Negro é o clube da América teve o maior número de interações. O clube teve 87,4 milhões e ocupa a quinta colocação no ranking.  O líder geral do ranking foi o Real Madrid, da Espanha, com 255,1 milhões, seguido por Barcelona (159,7 milhões), Manchester City (117,1 milhões), Manchester United (102,2 milhões), Galatasaray ( 101,9 milhões) e Flamengo. Confira o ranking completo na imagem:

Ranking interações redes sociais; Fla aparece em quinto lugar
Foto: Divulgação

Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.