Criciúma x Flamengo: confronto do 1º turno foi marcado por rara regra aplicada

03/12/2024, 15:31
Comentarista do Premiere explicou por que pênalti a favor do Flamengo em que jogador do Criciúma chutou uma bola na outra foi bem marcado

Na próxima quarta-feira, o Flamengo enfrentará o Criciúma pela 37ª rodada do Brasileirão. O confronto entre as duas equipes no primeiro turno foi marcado por um pênalti cometido pelo zagueiro Barreto em uma imagem rara e que gerou discussões.

No lance, o mesmo chutou uma bola que havia sido jogada no campo pela torcida na bola que estava em jogo com posse do Flamengo. No momento, Everton Cebolinha estava avançando ao gol mas foi "desarmado" pela segunda bola e o pênalti foi marcado imediatamente.

O ocorrido teve repercussão mundial e rendeu diversos debates sobre a regra, que foi aplicada corretamente pelo árbitro Maguielson Lima Barbosa e checada pelo VAR da partida.

“Tem outra bola em campo. Jogador número 88 chutou a bola extra, atingindo a outra bola. Está correto, é como se fosse lançamento de objetos, que atinge a bola e impacta no jogo. Não é para vermelho. Maguielson, decisão correta, cartão amarelo confirmado, número 88. Tudo checado”, afirmou VAR durante a partida.

Relembre o lance:

Técnico e dirigente do Criciúma ‘brigaram’ com a imagem em coletiva

Apesar do lance ter sido marcado de forma correta pelo árbitro e o VAR da partida, além de comentaristas especializados em arbitragem também terem afirmado que a regra foi aplicada perfeitamente, como Paulo César de Oliveira na transmissão do jogo no Premiere, o técnico e dirigente da equipe de Santa Catarina não aceitaram o fato do pênalti ser marcado.

O treinador Claudio Tencati admitiu que a marcação do pênalti foi correta. Contudo, diz que o jogo deveria ser paralizado, pois havia uma segunda bola em campo, ignorando que isso prejudicaria o time do Flamengo, que não teve culpa do lançamento da bola no gramado. O gerente de futebol do Criciúma, Alex Brasil, na coletiva pós-jogo, reclamou da escolha do árbitro por conta da localidade do mesmo.

“Não deve árbitro baiano apitar jogo do Criciúma neste momento. Gaúcho, carioca. Não quero levantar suspeitas, mas gestão de arbitragem é uma coisa que poderia ser feita. Atrapalha um processo que a gente vem desenvolvendo”, disse Alex.

Lances similares já aconteceram no mundo, incluindo no Brasil

Apesar de raro, lances como o de Criciúma x Flamengo já ocorreram em algumas partidas. Além de mostrar exemplos, Renata Ruel, ex-árbitra e atual comentarista ESPN, afirmou que a decisão do juíz e VAR foram corretas em post no Instagram.

Arbitragem definida para Criciúma x Flamengo

Se no primeiro turno houve polêmica, a chance de o mesmo acontecer no jogo desta quarta é grande. Isso porque a CBF escalou Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) para comandar o apito. O árbitro vem colecionando polêmicas nos últimos anos.

A escala completa ainda tem:

  • Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Leone Carvalho Rocha (GO);
  • Quarto Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA);
  • VAR: Wagner Renway (Var-Fifa-ES);
  • AVAR: Ivan Carlos Bohn (PR).


Partilha