Crescimento e novidades: Gerente de Comunicação do Flamengo fala sobre a Fla TV

Atualizado: 02/03/2025, 19:31

Os bons números e o constante crescimento tem marcado o início de 2018 da Fla TV. Em 44 dias, o canal conseguiu quase 90 mil novos inscritos e se consolidou como o quarto maior do mundo (com 824 mil inscritos), ficando atrás apenas de Barcelona, Real Madrid e Manchester City, no ranking entre clubes.

No Flamengo desde 2016, o Gerente de Comunicação Ricardo Taves participou de todo o crescimento da Fla TV. Na época de sua chegada, o canal oficial do Mais Querido era apenas o sexto maior do Brasil, com 100 mil inscritos. Panorama bem diferente do atual, onde a equipe de comunicação já vislumbra a marca de 1 milhão de seguidores.

 

Ricardo Taves, Gerente de Comunicação do Flamengo

 

Em entrevista ao Mundo Bola, Ricardo Taves falou sobre a Fla TV e as novidades para 2018. Confira abaixo.

Planos para 2018

Vamos alcançar 1 milhão de inscritos em 2018. Nesse ritmo, espero que o canal atinja a marca ainda no primeiro semestre. O plano é sempre o mesmo: propor o máximo possível de conteúdo, com qualidade, ineditismo e cada vez mais, mais profundos.os.

Crescimento do canal

Quando a reformulação da comunicação do clube começou, o canal estava bem abaixo dos 100 mil inscritos e outros clubes já utilizavam bem o YouTube. Foi uma estratégia bem executada, com a participação de todo de departamento, também com auxílio do marketing, que permitiu o crescimento exponencial. E ele segue.

Em 2018, tivemos um novo “bum”, graças ao anúncio da contratação do Henrique Dourado, o que foi uma ousadia que acabou premiada. O YouTube não é conhecido pelo “breaking news” como é o Twitter, por exemplo. Deu super certo e de lá pra cá a crescente é alta. Os resultados em campo e quadra também ajudam muito.

Leia também: Cada vez mais próxima do topo: o crescimento da Fla TV em 2018

Novidades na Fla TV

Lançaremos em breve uma série, com nome provisório “Resenha RN” onde os jogadores são os entrevistadores e entrevistam outro atleta. Diego x Diego Alves, Julio Cesar x Juan e outros quatro episódios. É uma quadro novo, não existia.

Estamos propondo também, enquanto comunicação, cross entre os esportes com mais frequência, como aconteceu em duas pautas entre futebol e basquete neste ano.

Destino do dinheiro adquirido com o canal

O canal não é só o que ele fatura, é, também, o que ele proporciona. Fazemos entregas importantíssimas para os patrocinadores. A Carabao, por exemplo, abre todos os vídeos com presença na vinheta. Todos os patrocinadores têm exposição constante no canal seja em closes em vídeos de bastidores ou treinos, na transmissão de entrevistas coletivas etc. Já tivemos quadros patrocinados no passado e este ano a tendência é que isso aumente, pois há um direcionamento para planejamento de branded content. Tudo isso é muito valioso para o clube, além, claro, da monetização, que é meta da comunicação e entra para os cofres do clube.

Cobertura da Copinha e documentário

Este ano ampliamos o orçamento e tivemos FLA TV durante toda a Copinha, pela primeira vez. Temos o registro do início ao fim, lançaremos um documentário no canal em fevereiro.

Pré e pós-jogo, Fla Rádio e transmissão de jogos-treino

Precisamos de parceiros comerciais pra isso e caso encontremos teremos, sim, mais pré-jogos e FLA RÁDIO. Sobre jogos-treino há a necessidade da atividade ser aberta para imagens. Nesse caso temos condições de transmitir.

Cobertura dos eSports

O circuito desafiante começa em breve e a FLA TV estará presente na cobertura. O eSports já rende conteúdo em vídeo, principalmente na Twitch, que é patrocinadora da modalidade é conhecida por conteúdo do gênero. É tudo bem específico para os amantes da área, com streamers, entre outras coisas. Então, o cotidiano fica por lá.

Vídeos com desafios

Não há limitadores para os desafios, é questão de bom senso e oportunidade. Muitos citam outros clubes, mas as regras são diferentes de lugar a lugar. E a repercussão, para o bem e para o mal, também. Todos gostam de desafios, eu também sou grande entusiasta. Eles acontecerão, já temos coisas pensadas em pré-produção.

Apresentador

Como estamos sem uma produção pré-jogo, por ora não enxergamos necessidade de um apresentador. Mas há uma demanda, claro, que se colocarmos em prática gerará essa necessidade.

Live diária

Praticamente todas as coletivas são transmitidas no YouTube e Facebook. As coletivas pós-jogo em partidas em casa também. Temos um projeto para um live diária, em um esquema de “news”, ainda em conversas, idealização. O importante é que estamos trabalhando e pensando em conteúdos ao vivo, que são parte importantes do projeto.

Conteúdo da Fla TV em outras redes sociais

A FLA TV é todo o conteúdo de vídeo do Flamengo. Já temos, há tempos, vídeos que não vão ao ar no canal do Youtube,
mas vão no Twitter ou no Facebook, até no Instagram. Isso já está bem integrado no nosso dia a dia. A FLA TV não é só o YouTube.

 

Confira também o Mundo Bola LIVE #8, onde abordamos o crescimento, o conteúdo atual e os desafios que a Fla Tv terá pela frente:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=b7aBhFMCHdQ[/embed]

:: MAIS SOBRE O ASSUNTO ::

Twitter, Facebook e YouTube: números do Flamengo arrasam Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras

Por que o Flamengo não vai transmitir jogos pelo YouTube (por enquanto)

Da TV à Internet: O futuro das transmissões esportivas

Cotas de televisão e competitividade

Do campo para as telas: o Flamengo no eSport

Se os outros times não vendessem direitos para a Globo?

Sobre cotas de TV e outras verbas

 

 


Compartilhe