O Ministério Público da Espanha arquivou o caso de racismo de torcedores do Atlético de Madrid contra Vinícius Júnior alegando que “os cânticos foram proferidos durante a celebração de um jogo de futebol de máxima rivalidade marcado por aquela competição desportiva”. No dia 18 de setembro, os atleticanos entoavam cânticos racistas como “Vinícius, você é um macaco”, chocando o mundo do futebol depois da injúria racial proferida ao jovem brasileiro em um programa esportivo.
O MP ainda afirma que não é possível identificar nenhum dos torcedores por conta da quantidade de pessoas envolvidas no episódio. Há imagens do estádio e câmeras pelos arredores que mostram a cena, mas o MP entende que não é possível atribuir as ofensas a determinadas pessoas. Eram cerca de 500 atleticanos na entrada do Wanda Metropolitano quando aconteceram as ofensas proferidas ao atleta revelado pelo Flamengo. Relembre:
As polêmicas começaram por conta das danças de Vinícius Júnior comemorando seus gols. Os espanhóis entendiam como desrespeito aos adversários e Koke, antes do jogo entre Atlético de Madrid e Real Madrid, fomentou o assunto ao declarar que se o brasileiro comemorasse desta forma no Wanda Metropolitano, causaria confusão.
Leia Mais: Mídia estrangeira se derrete por Vini Jr
Depois da aspa infeliz dada pelo capitão do Atlético, Pedro Bravo, durante o programa El Chiringuito, foi mais infeliz ainda. Ele afirmou que Vinícius Júnior tinha que parar de ‘fazer macaquices’, dando início ao racismo, além da xenofobia que já estava exposta pelo repúdio ao samba.
Vinícius Júnior recebeu apoio sobretudo de brasileiros, como Neymar, que aderiu a hashtag #BailaViniJr, assim como muitos outros que pediam que Vini não parasse de dançar. Gabriel Jesus comemorou dançando. Diante dessas e outras manifestações, Vinícius publicou vídeo dando ‘tapa’ na cara dos racistas e afirmando: “Eu não vou parar de bailar”.
Notícia chega para Vinícius Júnior no pior momento possível
O craque está no Catar para a disputa da Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira e começou voando nos dois primeiros jogos, contra Sérvia e Suíça. No entanto, o craque não enfrenta Camarões. Isso porque Tite vai escalar os reservas, já que o Brasil já está classificado. Certamente o arquivamento é uma notícia que incomoda e Vinícius terá que se desdobrar para manter o foco e ignorar a covardia que vem da Espanha, que também disputa a Copa.