Coragem e versatilidade de Gerson o levaram a ser convocado por Diniz
A convocação de Gerson por parte do técnico Fernando Diniz foi uma novidade. O meia do Flamengo ganhou nova chance com a amarelinha, desta vez sob o comando do técnico do Fluminense que se divide no cargo de treinador da Seleção Brasileira. Mas a escolha pelo jogador do Mengão causou discussão e foi uma das surpresas desta Data Fifa.
Leia mais: Diniz tira Vini Jr. e Brasil sofre empate da Venezuela com Gerson em campo
De acordo com o UOL, existiram motivos bastante específicos para que Diniz consumasse sua convocação. O técnico é fã do futebol de Gerson e queria ter convocado o atleta nas duas rodadas anteriores. No entanto, a primeira vez que escolhe contar com o jogador do Flamengo acontece na atual Data Fifa.
Ainda segundo o veículo, Fernando Diniz enxerga Gerson como polivalente. Além disso, a ‘coragem’ para jogar também agrada Diniz. Gerson não joga de cabeça abaixada e está sempre olhando em linha reta, tentando passes e chutes complicados.
Gerson, entretanto, não vive seu melhor momento. Afinal, o Flamengo em 2023 não está no seu auge físico e tampouco coletivo. Por isso, as individualidades não são maximizadas, mas sim minimizadas. Assim como todo o elenco, Gerson faz temporada irregular, mas os fatores citados anteriormente valorizam o craque.
Fernando Diniz crê que Tite irá potencializar Gerson
O técnico da Seleção Brasileira entende ainda que seu antecessor pode fazer com que Gerson deslanche. Tite será apresentado na segunda-feira (16), e o possível bom trabalho pode potencializar Gerson. Para Fernando Diniz, o meia deve entender rapidamente seu estilo de jogo, e por isso a escolha pelo atleta do Mengão na Seleção.
Contra a Venezuela, entretanto, Gerson não teve boa atuação. A convocação para dois jogos, contra Venezuela e Uruguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, já teve a primeira partida feita. O Brasil ficou no empate em 1 a 1 com a Venezuela, sofrendo o gol na reta final após jogo ruim da Seleção Brasileira.
Gerson, aliás, falhou no gol venezuelano. A marcação do jogador não foi adequada e Bello aproveitou para deixar sua marca, ferindo o Brasil e salvando a Venezuela da derrota.
O ponto principal de Gerson que culminou na aprovação de Fernando Diniz é sua forma ‘coringa’. O craque recebeu esse apelido por se adequar com facilidade a diversas posições dentro de campo. Hoje Gerson atua como volante e também como meia no Flamengo. Mas na França, por exemplo, jogou de ponta e anotou diversos gols sob o comando de Jorge Sampaoli no Olympique de Marseille antes de retornar ao Mais Querido.
Técnico explicou convocação de Gerson
Após anunciar a escolha, Diniz foi perguntado exatamente sobre os motivos que o levaram a convocar Gerson. Para o profissional, essa foi a escolha mais tranquila entre todas as que fez na montagem da convocação.
“É uma das convocações mais fáceis para mim. Foi um dos jogadores que eu mais vi atuar, fora os do Fluminense. Fora os jogos em que nos encontramos como adversários, eu tive que estudar muito o Flamengo este ano. E o Gerson tem jogado constantemente bem. Em que pese que, em dados momentos, o Flamengo tem oscilado, acho que ele tem estado muito constante. É um jogador bem acima da média”, explica Fernando Diniz.
Por fim, Diniz rasga elogios a Gerson.
“Tem muita ligação com aquilo que penso do futebol. No Flamengo, já jogou de volante, de médio pelo lado esquerdo, direito, mais à frente, que é uma das características dos time que eu monto. É um jogador muito técnico, forte, de uma mudança positiva de uns tempos para cá. É um jogador combativo, competitivo. Está fazendo muito por merecer essa convocação”, finaliza.