Copa do Brasil pode ser decidida nos pênaltis; Relembre últimas disputas do Flamengo

17/10/2022, 18:50
Jogadores do Flamengo comemoram vitória nos pênaltis na Supercopa do Brasil 2021

Flamengo e Corinthians decidem a Copa do Brasil nesta quarta-feira (19), às 21h45, no Maracanã. O primeiro jogo, na quarta-feira (12), terminou 0 a 0. De acordo com o regulamento da competição, se houver novo empate por qualquer placar, a decisão da taça vai para os pênaltis.

Todo torcedor tem agonia de ver seu time em disputas de pênaltis. E o rubro-negro não é diferente. Que torcedor do Flamengo esquece aquela disputa com o Emelec, nas oitavas da Libertadores 2019? A caminhada do lateral Renê ainda povoa os pesadelos de muitos flamenguistas.

Leia Mais: Flamengo marca no fim e viaja para o Piauí com boa vantagem na Copa do Brasil Sub-20

Pensando nisso, o MRN foi atrás de todas as disputas de pênaltis que o Flamengo disputou desde 2019, ano inicial da formação do atual elenco, mesmo que com idas e vindas. De final da Taça Rio a mata-mata de Libertadores, teve de tudo. Vamos à lista.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Flamengo 1×3 Athletico-PR – Copa do Brasil – Quartas de Final (17/7/19)

Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal, o Flamengo foi decidir a vaga na semifinal na marca do cal. Jorge Jesus tinha acabado de chegar, mas ainda não tinha conseguido colocar o time para jogar como queria. Nas cobranças, Diego bateu nas mãos de Santos.

Em seguida, Vitinho, sempre ele, bateu por cima do gol. Já com 2 a 0 contra, Cuellar fez o dele. Ai, Bruno Nazário bateu para defesa de Diego Alves. Esperança, mas não era para ser mesmo. Everton Ribeiro bateu fraco para nova defesa de Santos. Bruno Guimarães fechou a contagem em 3 a 1.

Flamengo 4×2 Emelec – Oitavas de final – Libertadores (31/7/19)

Duas semanas depois, lá estava o Flamengo na marca do pênalti de novo. Depois de reverter a desvantagem de dois gols sofrida no Equador, o Rubro-Negro que começava a ter a cara do time irresistível de Jorge Jesus foi decidir a vaga nos pênaltis.

Dessa vez, o Flamengo acertou todas as suas cobranças, mas viu os equatorianos perderem duas. Acertaram pelo Rubro-Negro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Renê e Rafinha. Diego Alves brilhou pegando uma cobrança, outra foi na trave e o resto foi história.

Flamengo 2×3 Fluminense – Final – Taça Rio (8/7/20)

Foram três encontros seguidos para decidir o Campeonato Carioca da pandemia de Covid-19. Se vencesse a Taça Rio, o Flamengo seria campeão estadual, pois havia vencido a Taça Guanabara. Nos 90 minutos, empate em 1 a 1, gols de Gilberto e Pedro.

Nos pênaltis, Willian Arão e Rafinha tiveram suas cobranças defendidas por Muriel. Para piorar, Leo Pereira bateu para fora. O Fluminense acertou as suas três cobranças e levou o turno. Os dois times se encontraram duas vezes nas finais do estadual, mas dessa vez o Flamengo venceu os dois jogos e foi bicampeão.

Flamengo 3×5 Racing (ARG) – Oitavas de Final – Libertadores (1º/12/20)

Em busca do bicampeonato continental, o Flamengo fez tudo que pode para ser eliminado pelo fraco Racing, ainda nas oitavas de final. E conseguiu. Thuler foi expulso no jogo de ida, na Argentina, tornando um jogo controlado em um jogo complicado. O empate em 1 a 1 foi até bom.

No Maracanã vazio, de novo o Flamengo dificultou ao máximo a própria vida. Vitinho perdeu vários gols feitos, Rodrigo Caio foi expulso e o Flamengo tomou um gol com falha absurda da defesa. Arão empatou no fim, mas não era para ser mesmo. Nos pênaltis, o próprio Arão perdeu a sua cobrança e o Racing fez todos os gols para fechar em 5 a 3.

Flamengo 6×5 Palmeiras – Final – Supercopa do Brasil (11/4/21)

O milagre de Diego Alves. Depois de um grande jogo que terminou 2 a 2 no tempo normal, os dois melhores times do Brasil foram decidir o título na marca do cal. O Flamengo começou mal e perdeu duas cobranças com Filipe Luís (no travessão), Matheuzinho (Weverton defendeu).

Nesse ponto, o placar estava 3 a 1 para o Flamengo, mas Diego Alves impediu que o Palmeiras fosse campeão ao defender as cobranças de Luan e Danilo. Nas Alternadas, Pepê errou para o Flamengo, mas Alves defendeu as batidas de Gabriel Menino e Mayke. Flamengo bicampeão da Supercopa do Brasil.

Flamengo 7×8 Atlético-MG – Final – Supercopa do Brasil (20/02/22)

Se o Flamengo foi campeão da Supercopa do Brasil em 2021 depois que o Palmeiras perdeu três chances de fechar as cobranças de pênaltis, em 2022 foi a vez de perder de forma quase inacreditável.

Foram quatro chances de fechar a série, mas todas desperdiçadas. Arão, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Hugo Souza e Vitinho perderam para o Flamengo. No total, foram 24 cobranças.


Partilha