A vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians na ida da semifinal, nesta quarta-feira (2), aproxima o Flamengo do recorde de finais da Copa do Brasil. O Rubro-Negro está atualmente empatado com o Grêmio no quesito, cada um com nove decisões do torneio ao longo da história e, caso confirme a classificação na Neo Química Arena, o Mais Querido vai se isolar como recordista.
Disputar a partida contra o Corinthians já faz do Fla o time que mais vezes chegou na semifinal: 17 (60% de presença em 28 participações). Agora, o Flamengo terá a vantagem de jogar pelo empate na partida decisiva na Neo Química Arena para confirmar a classificação à sua 10ª final de Copa do Brasil.
➕ Ramón Díaz exclui Brasileirão e diz que Copa do Brasil é o que resta ao Flamengo
Vale destacar que o Mengão foi o finalista nas últimas duas edições. Ou seja, uma final em 2024 será a terceira consecutiva a chance do segundo título em três anos. O clube foi campeão sobre o Corinthians em 2022 e foi superado pelo São Paulo na temporada passada. Relembre as finais do Flamengo na Copa do Brasil:
- 1990 – campeão sobre o Goiás
- 1997 – 2º lugar
- 2003 – 2º lugar
- 2004 – 2º lugar
- 2006 – campeão sobre o Vasco
- 2013 – campeão sobre o Athletico-PR
- 2017 – 2º lugar
- 2022 – campeão sobre o Corinthians
- 2023- 2º lugar
A atual temporada também pode aproximar o Flamengo de mais um recorde na Copa do Brasil, mas depende de título e não poderá ser batido ainda este ano. Conquistar o troféu significará o quinto título rubro-negro e empate com o Grêmio como segundo que mais venceu, atrás apenas no Cruzeiro, que tem seis.
Flamengo x Corinthians na Neo Química Arena
A partida decisiva entre e Flamengo e Corinthians valendo vaga na final da Copa do Brasil será no dia 20 de setembro, um domingo, às 16h, na Neo Química Arena. O triunfo por 1 a 0 faz o Rubro-Negro poder até empatar para avançar de fase, enquanto derrota por placar mínimo levaria confronto para os pênaltis.
Filipe Luís ainda terá cerca de 11 dias para treinar o elenco durante a Data Fifa antes da partida. O calendário vai paralisar após a rodada do fim de semana, quando o Fla enfrenta o Bahia, sábado (5), e retorna no dia 16 com a 30ª rodada da liga nacional.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.