Adriano Skrzypa (Twitter: @FlamengoNumeros)
No dia em que se tornou o 1º clube a chegar aos 300 gols marcados na Copa do Brasil, em sua 19ª participação, o Flamengo, com um empate, foi eliminado pelo Vasco, nas oitavas de final. Em 7 jogos, foram 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, além dos 10 gols marcados e 4 sofridos. No Maracanã, apenas uma vitória, em 4 jogos disputados no estádio.
Jogos
30 atletas entraram em campo pelo Flamengo na competição. Marcio Araújo e Pará foram os únicos a disputarem todos os 7 jogos.
Gols
Não tivemos um único artilheiro. Os números do ataque foram tão baixos, que todos empataram, com 1 gol cada. Dos 10 gols, 9 dos atletas rubro-negros, e 1 gol contra.
Assistências
Márcio Araújo e Marcelo Cirino foram os líderes nesse quesito. O primeiro deu assistência para os gols de Paulinho (contra o Brasil de Pelotas) e Arthur Maia (contra o Salgueiro). Já Cirino foi o ‘garçom’ para os gols de Eduardo da Silva (Salgueiro) e Paolo Guerrero (Náutico).
Cartões
Foram 3 expulsões e 21 amarelos. Só contra o Vasco (nos 2 jogos), foram 6 amarelos e 2 expulsões. Emerson levou 3 amarelos, em 3 jogos.
Técnicos
4 técnicos (!?) assumiram o Flamengo na competição. Luxemburgo teve o melhor desempenho. Foram 3 vitórias em 3 jogos.
Comparação 2014/2015
Ano passado, iniciamos na Copa do Brasil já nas oitavas, onde avançamos até as semis. Nesse ano, passamos pela 1ª, 2ª e 3ª fase, e acabamos saindo já nas oitavas. Porém, o aproveitamento é o mesmo: 66,66%.
Leia mais do Flamengo em Números: Números de Paolo Guerrero 2012-2015
Leia também no Mundo Rubro Negro:
Biografia Rubro Negra: Capítulo 13 – O Campeonato Brasileiro de 1980 Parte 1
ATUAÇÕES: PV retorna bem; meio-campo improdutivo. NOTAS de Vasco 1 x 1 Flamengo