Copa América faz Conmebol mudar calendário da Libertadores 2024

27/10/2023, 10:11
Atualizado: 01/11/2023
Taça da Libertadores da América; competição terá alterações no calendário em 2024

O calendário do futebol sul-americano em 2024 passará por modificações em decorrência da realização de mais uma Copa América de Seleções. A competição, que será disputada nos Estados Unidos, ocorrerá entre 20 de junho e 14 de julho, e por isso, a Libertadores 2024 será “interrompida”.

Para não ter sua principal competição afetada pela Copa América e para não prejudicar os clubes, a Conmebol definiu que a Libertadores será “cortada” ao meio. As suas três fases preliminares serão disputadas em fevereiro e março, assim como nas últimas edições, mas o impacto acontece nas fases seguintes.

Leia mais: Luiz Araújo comemora primeiro gol pelo Flamengo, mas lamenta derrota para o Grêmio

A fase de grupos, por exemplo, irá acontecer em um intervalo mais curto, do início de abril até o final de maio. Para efeito de comparação, os mesmos seis jogos aconteceram entre abril e junho em 2023. Sendo assim, teremos jogos da Libertadores/Sul-Americana em praticamente todo meio de semana, entre abril e maio.

Passada a fase de grupos, a competição para a disputa da Copa América dos EUA. Após o torneio, no final de julho a Conmebol irá realizar o sorteio do mata-mata da Libertadores, e os times entram em campo pelas oitavas de final em agosto. O calendário prevê as quartas de finais em setembro, e as semifinais em outubro.

A final da Libertadores está marcada para o dia 30 de novembro, ainda sem local definido. Portanto, a competição será mais longa do que a deste ano. Em 2023, a decisão acontece no dia 4 de novembro.

Final da Libertadores 2024 pode ser na Argentina

Portanto, com a Libertadores mais esticada durante todo o ano, as fases decisivas irão coincidir com as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Mas a prática não é inédita, já que a Conmebol utilizou o mesmo formato em 2019 e 2021, anos que também tiveram disputas de Copa América. As finais aconteceram nos dias 23 e 27 de novembro, respectivamente.

O processo de escolha da próxima sede da final da Libertadores ainda não começou, mas a Argentina é um forte concorrente. Desde que a competição Sul-Americana adotou o formato de final única, o segundo maior país do continente não sediou o evento. No entanto, a entidade gostaria de mandar a decisão para os Estados Unidos.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.