Acabou o período que prometia ser o mais sofrido do ano para o Flamengo. O clube tinha a missão de sobreviver sem seus principais jogadores, convocados para a Copa América, e conseguiu. Erick Pulgar voltou cedo, já que a Seleção Chilena teve queda precoce, mas o quarteto uruguaio ficou até o final da competição.
Isso porque o Uruguai, mesmo caindo na semifinal para a Colômbia, jogou a decisão de terceiro lugar, um dia antes da final, que teve vitória da Argentina na noite do último domingo (14), e venceu o Canadá nos pênaltis. Assim, os uruguaios do Mengão não voltaram antes nem para começar a treinar pensando no clube. Mas Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña finalmente retornam.
➕ Colômbia 1×0 Uruguai: Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela caem na Copa América
Depois de muito tempo, Tite volta a ter suas estrelas no Ninho do Urubu. O quarteto passará por uma reavaliação médica no CT, para entender as condições físicas de cada atleta. Se estiverem em condições adequadas, já voltam a treinar com os companheiros. Nesta segunda-feira (15), o elenco se reapresenta após dois dias de folga. Mas segundo o GE, o quarteto uruguaio só se reapresenta na terça (16).
As atividades serão voltadas para o jogo contra o Criciúma, que só acontece no sábado (20), em Brasília. Para esse jogo, o time tem uma certa vantagem. Os catarinenses enfrentam o Corinthians na terça-feira (16). Ou seja, o Mengo terá mais tempo para se concentrar no embate do que o adversário.
Everton Cebolinha e Bruno Henrique também retornam
O time do Flamengo está quase completo. Além dos uruguaios, os lesionados também retornam. Ao menos, a maioria. Apenas Igor Jesus, que se recupera de entorse no tornozelo, deve seguir fora contra o Criciúma e continua se recuperando. Mas a informação inicial era de que o jovem retornaria após a Copa América, então ainda é dúvida e pode retornar a qualquer momento.
Everton Cebolinha teve lesão no quadril e também fez falta na reta final do período da Copa América. Até porque Bruno Henrique também se lesionou, e Tite teve dificuldades para escalar o lado esquerdo. Cebolinha já treina normalmente com o elenco e estará pronto para jogar contra o Criciúma.
Bruno Henrique teve lesão mais leve e mais recente, e em fase final de recuperação, também deve retornar contra o Criciúma.
Flamengo encerra período da Copa América em terceiro no Brasileirão
O saldo do Flamengo foi positivo. Se temia que a não paralisação do Brasileirão para a Copa América pudesse comprometer o time na briga pelo Brasileirão. Mas criou-se o sentido de união e da busca incessante pelo resultado nesse tempo, minimizando a importância de boas atuações. Tite conseguiu extrair um retrospecto e uma pontuação razoável.
Apesar de ter problemas nos dois últimos jogos, empatando com o Cuiabá e perdendo para o Fortaleza, o Flamengo se saiu bem nos nove jogos desfalcado. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Ou seja, 20 pontos em 27 possíveis.
Os tropeços finais tiraram o Flamengo da liderança momentaneamente. A equipe liderava até perder para o Fortaleza, mas foi ultrapassada por Botafogo e Palmeiras. Mesmo assim, o terceiro lugar e apenas dois pontos atrás dos rivais da ponta mantém o Mengão na briga, sobrevivendo ao período insólito da competição continental de seleções.