Coordenador científico do Fla explica processos de recuperação dos atletas após os jogos

24/01/2024, 16:06
Pedro Menezes, coordenador científico do Flamengo, comentou sobre condição da base para jogo contra a Portuguesa

O Flamengo começou o ano de 2024 com calendário cheio. Enquanto a equipe profissional está nos EUA para uma pré-temporada, os Garotos do Ninho cumprem os compromissos pelo Campeonato Carioca. Nesta terça-feira (23), o Rubro-Negro iniciou a preparação para o jogo diante da Portuguesa-RJ.

Todas as atividades foram registradas pela FlaTV. Os jovens do Sub-20 realizaram exames para conferirem a condição física após o empate contra o Nova Iguaçu, no último domingo (21). Em seguida, a FlaTV convocou o coordenador científico do Flamengo para explicar detalhadamente como é feita a recuperação dos atletas após os jogos.

Renato Abreu brinca sobre necessidade do Fla: ‘Vai demorar um pouquinho’

“O nosso sistema de recovery pós-jogos envolve todas as áreas do CT. Nutrição, preparação física e fisiologia. Na parte dos exames de sangue, a gente já consegue distribuir a sobrecarga metabólica, demanda muscular, o processo de hidratação do jogador e também do sistema imunológico. Diante desses resultados, começamos a direcionar os atletas para tratamento específico de fisioterapia ou de recuperação na academia”, disse Pedro Menezes, que depois completou:

“Como é feito todo jogo os mesmos procedimentos, conseguimos evoluir o atleta ao longo da temporada e entender como cada um reage às demandas de jogos e processo de restauração e fadiga ao longo do ano”.

Coordenador avalia condição física do Flamengo para enfrentar Portuguesa

Depois do empate em 1 a 1, o Sub-20 do Flamengo busca dar uma resposta ao torcedor no sábado (27). O Rubro-Negro volta a campo pela Taça Guanabara e enfrenta a Portuguesa, também longe do Rio. O jogo será em Natal, Rio Grande do Norte.

Apesar do ritmo acelerado de calendário profissional para os atletas da base, Pedro Menezes garante que o elenco está com boa condição física para o desafio. O coordenador científico falou brevemente sobre o trabalho específico com os jovens do Mengão.

“Um dos principais motivos que a gente conduz esses exames é para entender como esse pessoal mais novo, da base, responde à demanda de um jogo de profissional. Mas a gente pode afirmar que está todo mundo bem e em perfeitas condições para jogar sábado novamente em alta performance”, concluiu.


Partilha