Convocado nessa sexta-feira (4), Gonzalo Plata volta a defender a seleção do Equador após ficar de fora da convocação para a Copa América. Alvo de grande polêmica durante Data Fifa ainda deste ano, o jogador do Flamengo ganha nova chance depois de “geladeira”.
Em março deste ano, quando ainda defendia o Al-Sadd, do Catar, Plata foi flagrado, junto de dois companheiros de seleção, em uma casa noturna nos Estados Unidos.
➕ Flamengo Agora: Bahia, Filipe Luís e Camisa 3
O que parecia apenas uma escapada em meio aos amistosos que o Equador fazia no país, virou algo bem maior quando, além do jogador do Flamengo, e de Arboleda, do São Paulo, Kendry Paez, promessa do Del Valle de apenas 16 anos na época, foi visto junto.
As fotos e vídeos dos jogadores com acompanhantes saíram em todo lugar, e apesar de tentarem se justificar, Plata e Arboleda foram duramente criticados por levarem um menor de idade para um clube de strip.
Punição e “geladeira” para Plata após polemica
Após toda a apuração do ocorrido, a Federação do Equador divulgou que as imagens divulgadas vão contra os valores da entidade, no entanto, oficialmente não falou sobre nenhum tipo de punição para Plata, Arboleda e Kendry Paez.
Porém, Plata e Arboleda não foram convocados para a Copa América, no que seria uma ordem, como forma de punição, do até então técnico da seleção, Félix Sanchez, que coincidentemente viria a se tornar treinador de Gonzalo Plata no Al-Sadd, sendo um dos motivos que fez o atacante vir para o Flamengo.
Agora, o ponta do Mengão volta a ser convocado pelo novo técnico Sebastián Beccacece, enquanto Kendry Paez não parou de ser chamado, e Arboleda não voltou mais.