Convicção ou teimosia? Por que Paulo Sousa insiste em Andreas e Arão no meio
Se há uma questão que tem povoado as mentes dos torcedores do Flamengo desde o início do ano, é quem serão os volantes titulares do time. O Rubro-Negro tem quatro jogadores de nível semelhante: William Arão, Andreas Pereira, João Gomes e Thiago Maia. Nos 11 jogos em que comandou o time até agora, o técnico Paulo Sousa fez diversas combinações, mas parece que duas duplas se consolidaram: Arão e Andreas, Gomes e Maia. Nesse sentido, fica a pergunta: qual dupla tem rendido mais?
Na torcida e na mídia, parece haver quase um consenso de que João Gomes deve ser titular. O jovem talento do Flamengo tem mostrado muita combatividade no setor; além disso se desenvolveu como um volante que joga de área a área (box to box, como os ingleses dizem). A outra vaga está em disputa nas cabeças de jornalistas e torcedores, mas Thiago Maia parece ter a preferência.
Leia Mais: Fabrício Bruno vai bem no clássico, mas nega acomodação pela vantagem
No programa Seleção Sportv desta quinta-feira (17), o comentarista Carlos Eduardo Lino afirmou: “O João Gomes não é o melhor volante? Não deve ser titular ao lado de Andreas, TM ou Arão? O Paulo Sousa precisa definir isso.”
Parte dos analistas já parece estar perdendo a paciência com a indecisão de Paulo Sousa. Renato Maurício Prado, por exemplo, escreveu na sua coluna do UOL; “Na entrevista após a vitória, Sousa parecia perdido. Tentava exaltar qualidades que não existiram e justificar decisões equivocadas, como a escalação de Andreas Pereira novamente como titular, com a necessidade de recuperá-lo psicologicamente. A bola que Andreas perdeu (mais uma!) logo nos minutos iniciais e o cartão amarelo que tomou a seguir (tentando minimizar o próprio erro) provam como está na direção errada.”
Marcado pelo erro na prorrogação da final da Libertadores, quando entregou a bola para o palmeirense Deyverson e praticamente selou a perda do tricampeonato, o brasileiro nascido na Bélgica está tendo dificuldade para se livrar do estigma. O anúncio da compra dos seus direitos esportivos por 10 milhões de Euros (R$ 60 milhões) aumentaram ainda mais a pressão em Andreas Pereira.
Analistas veem teimosia de Paulo Sousa
O colunista André Rocha, do UOL, também falou sobre o assunto: “Sousa ainda carrega a responsabilidade de recuperar Andreas Pereira, que será mesmo contratado ao Manchester United em uma operação apressada e que agora não pode ser desfeita para não manchar a credibilidade do Flamengo no mercado europeu. Arão e Andreas, com Thiago Maia e João Gomes pedindo passagem.”
Aliás, na coletiva de imprensa pós-jogo, Paulo Sousa foi claro sobre o motivo de Andreas ter entrado como titular contra o Vasco: “É importante que eu motive o Andreas. É importante e influente. Infelizmente há aspectos que fizeram com que a sinergia entre ele e a Nação não seja a melhor, mas é algo que tem que ir melhorando. Andreas Pereira tem muita capacidade e qualidade.”
Além disso, o técnico fez ainda uma comparação entre Andreas e Gomes: “Andreas Pereira e João são jogadores parecidos, de transição, de dinâmica. João com mais capacidade do duelo individual e físico. Mas a dinâmica é muito parecida. Dentro daquilo que temos no elenco, eles são os mais parecidos”
Na torcida, a rejeição a Andreas Pereira é majoritária, mesmo que uma parte dos torcedores ainda dê um voto de confiança ao meio-campista.
Segundo jogo da semifinal
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (20) e a torcida e a mídia vão esperar ansiosamente pela escalação do time. Nesse sentido, será que Paulo Sousa vai voltar com João Gomes e Thiago Maia, como na goleada com o Bangu, ou manter Arão e Andreas como titulares? Só nos resta, por fim, esperar.
E você, leitor, qual é a sua dupla de volantes preferida?