Contundência cobrada por Sampaoli faz diferença para o Botafogo no Brasileirão

08/08/2023, 16:51
Sampaoli em jogo do Flamengo; time apresenta péssimos números defensivos no Brasileirão

Desde que chegou ao Flamengo, o técnico Jorge Sampaoli identificou que a falta de contundência ofensiva era o maior problema da equipe. Segundo levantamento do perfil Data Fut, apesar das cobranças do argentino, a equipe ainda apresenta números negativos no quesito.

Para reduzir tudo a um número, o perfil faz a relação entre os gols esperados de uma equipe e quantos foram convertidos em gol. Segundo colocado na tabela do torneio, o Fla tem índice negativo de -1,1. Ou seja, o time tem um gol a menos do que deveria.

Leia mais: Compra de Gerson pelo Flamengo rende valor milionário ao Fluminense

Este dado fica pior pois o Fla é o time que mais cria chances de gol no Brasileirão, mas está longe de ter um dos melhores índices de conversão. Palmeiras e Botafogo, por exemplo, criam menos do que o Flamengo e fizeram mais gols no torneio, pois tem números excelentes em contundência.

O líder do Brasileirão, aliás, construiu sua vantagem na primeira colocação através da ótima contundência. De acordo com o levantamento, o rival do Mengão possui saldo de cinco positivo. O que significa que a equipe fez cinco gols a mais do que eram esperados.

Sampaoli admite diferença de postura do Fla do Brasileirão para as Copas

Apesar de ainda ter muitos problemas, o time do Flamengo não costuma apresentar os mesmos erros do Brasileirão em jogos da Libertadores e da Copa do Brasil. Assim, o time possui índices melhores em posse de bola, finalizações e conversão de grandes chances.

Em entrevista coletiva após a derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, Jorge Sampaoli admitiu então que os jogadores do Mengão mudam de postura quando entram em jogos eliminatórios.

“O time tem que melhorar, claro que muda muito em diferentes competições. Em cada jogo de eliminação o time está mais conectado, decidido. Hoje, no entanto, o time fez um primeiro tempo muito fraco, sem ilusão, sem paixão e terminou perdendo na segunda metade por um erro pontual. São coisas para melhorar. É preciso a mesma predisposição e atenção que temos em competições de eliminações”, bradou, por fim, o comandante.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.