Contratações do Flamengo: quem já chegou e quem pode chegar até o fim da janela
No início do ano o Flamengo precisou reduzir o nível de investimento e pisar no freio em relação a contratações. Isso por causa do processo do Banco Central, que penhorou 126 milhões de reais devido a irregularidades em negociações feitas na década de 90. Em junho, o clube conseguiu vencer a ação e se livrou da penhora, reduzindo a dívida para 10 milhões, que já foi paga.
Sem a necessidade do pagamento da dívida, o Flamengo chegou mais forte para a janela do meio do ano, podendo investir o valor na compra de novos jogadores para reforçar o elenco. Com a abertura da janela de transferências na próxima segunda (18), o Mundo Rubro Negro mostra quem já foi contratado e quem ainda pode chegar:
Quem já chegou no Mengão
Everton Cebolinha
O primeiro reforço na metade do ano foi Everton Cebolinha. O atacante de 26 anos estava no Benfica e foi comprado por 13,5 milhões de euros, mas o valor pode chegar a cerca de 16 milhões de euros dependendo de variáveis:
Mais 1 milhão de euros por desempenho no Flamengo
10% de uma transferência futura ou 1,5 milhões de euros caso o atacante permaneça no clube até 31 de dezembro de 2025 e concretize metas individuais.
Pelo Benfica, Cebolinha disputou 95 jogos, marcou 15 gols e distribuiu 17 assistências.
Arturo Vidal
Outro reforço de peso do Flamengo foi o volante Arturo Vidal. O chileno já era especulado no clube há anos, e foi anunciado nesta semana, com contrato até o final de 2023. O novo camisa 32 assinou com o Mengão após rescindir seu contrato com a Inter de Milão.
Vidal jogou 15 anos na Europa e passou por gigantes como Juventus, Barcelona, Bayern e Inter de Milão, conquistando títulos por todos eles.
Quem está negociando com o Mais Querido
Wendel
Quem está na mira e negocia com o Flamengo é o volante Wendel, ex-Fluminense e hoje no Zenit, da Rússia. A objetivo do Mengão é conseguir um empréstimo, mas a negociação é díficil, já que o clube russo não tem a intenção de se desfazer de um dos seus principais jogadores, pelo o qual pagou 20 milhões de euros.
Uma das alternativas seria o volante suspender seu contrato com o Zenit utilizando o mecanismo da FIFA, criado por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia. Mas por conta da boa relação que tem com o clube, Wendel não pretende fazer isso. As negociações seguem e o Flamengo aguarda.
Walace
Outro que negocia com o Flamengo é Walace, ex-grêmio e que hoje atua na Udinese da Itália. O volante de 27 anos já tem todos os detalhes do contrato acertados com o Flamengo, mas ainda falta convencer a Udinese a reduzir o valor da transferência. Mas os agentes do jogador viajaram nesta semana para tentar sacramentar a negociação. O desejo de Walace é jogar no Flamengo e os dirigentes estão otimistas.
Oscar
Mas a bomba do mercado de transferências pode ser a contratação do meia Oscar, que está jogando no Shanghai, da China. Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, o Flamengo está negociando com o meia ex-Chesea e Seleção Brasileira.
O craque tem um dos maiores salários do mundo, algo em torno de 10 milhões de reais mensais, algo completamente fora da realidade de qualquer clube brasileiro. Os chineses topam emprestar o meia até o final do ano, mas Oscar precisaria reduzir a pedida.
Outras especulações no Flamengo
Gabriel Pires
De acordo com o jornal A Bola, de Portugal, o Flamengo está pensando em investir na contratação do volante Gabriel Pires, do Benfica. Aos 28 anos, Pires não está nos planos da atual comissão técnica dos Encarnados, e portanto, uma futura negociação poderia ser facilitada. Mas o volante seria uma alternativa caso as negociações com Walace não avancem.
Erick Pulgar
Outra especulação é a chegada do volante chileno Erick Pulgar. Segundo o Tutto Mercato, o jogador da Fiorentina negocia com o Flamengo. Pulgar tem 28 anos e é companheiro de Vidal na seleção chilena. Mas vale lembrar que o chileno responde a uma acusação de estupro no Chile.
Michael
Seis meses depois de ser vendido ao Al Hilal, o ex-jogador do Flamengo, Michael, é mais um dos especulados nessa janela. O atacante deu entrevista dizendo que deseja voltar ao Brasil, e a sua preferência seria o Flamengo. Apesar da vontade do jogador, é muito improvável que o Al Hilal o libere, já que o clube árabe pagou 46 milhões de reais pela transferência em janeiro.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.