Contra o Flamengo, Central Córdoba repete feito do Aucas na Libertadores

Nesta quinta-feira (9), o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Central Córdoba pela Libertadores, no Maracanã. Para os argentinos, a vitória não foi histórica somente pelo fato de ter sido contra o Rubro-Negro, mas foi principalmente por ter simbolizado o primeiro triunfo da equipe de Santiago del Estero na competição.
➕Pedro desabafa após derrota do Flamengo e define meta na Libertadores
O Central Córdoba está fazendo a sua estreia na edição 2025 do torneio. Não foi a primeira vez que o Flamengo protagoniza a primeira vitória de uma equipe estreante na competição, visto que o mesmo aconteceu em 2023.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
No dia 5 de abril de 2023, o Flamengo de Vitor Pereira estreou na Libertadores perdendo para o modesto Aucas, do Equador. Matheus França abriu o placar para o Mais Querido, contudo, Eryc Castillo e Ordoñez viraram para o clube equatoriano.
O técnico português escalou um time quase todo reserva na estreia do torneio: Santos; Wesley, Rodrigo Caio, Pablo, Filipe Luís; Éverton Ribeiro, Victor Hugo, Matheus França, Arturo Vidal; Marinho e Gabigol.
Em casa, o Aucas conquistou a sua primeira vitória na história da competição contra o atual campeão da Libertadores na época. Pelo grupo A, o Flamengo terminou na segunda posição à frente do próprio clube equatoriano (quatro pontos), Ñublense-CHI (cinco). Com dois pontos de diferença, o Racing terminou a fase de grupos acima do Mais Querido.
Vale lembrar que o triunfo do Aucas sobre o Rubro-Negro foi o único da equipe naquela edição. Posteriormente, o melhor resultado obtido foi um empate sem gols contra o Ñublense.
Em 2024, o clube equatoriano chegou a disputar a Pré-Libertadores, no entanto, não conseguiu se classificar contra o Nacional, do Paraguai.
Filipe Luís chamou responsabilidade após derrota
Em coletiva pós-jogo, o técnico do Flamengo chamou a responsabilidade para si quanto a derrota sofrida contra os argentinos. Filipe afirmou acreditar que os titulares escolhidos foram baseados na crença de quem eram os melhores para obter a vitória. Contudo, direcionou para si as críticas feitas ao time.
"Não tenho dúvida que vou ser cobrado por isso, A responsabilidade é toda minha pelas escolhas que eu tomo para tentar vencer o jogo. Futebol acontece isso, nem sempre a gente ganha e vão falar dos jogadores que não estavam. Queria ganhar, se tivesse poupado os 11 e vencido não estariam falando nada. Infelizmente não foi assim, então sei que virão criticas pelas decisões. E justas", disse o técnico em coletiva.
O próximo adversário do Flamengo na Libertadores será a LDU-EQU no dia 22 de abril. O confronto pela terceira rodada da fase de grupos será realizado na altitude de Quito.