Conselho do Flamengo adota votação remota pela 1ª vez na história

Pela primeira vez na história, o Conselho Deliberativo do Flamengo realizou uma votação à distância. A inovação ocorreu na última terça-feira (30), durante a aprovação do acordo de patrocínio com as empresas HapVida, operadora de saúde, e Solutions, gestora de planos de saúde.
➕ Flamengo aprova venda de imóveis no Morro da Viúva com desconto para fortalecer caixa
Em entrevista ao site oficial do Flamengo, o presidente Luiz Eduardo Baptista celebrou a novidade: "Estamos cumprindo o compromisso de implementar a votação remota, utilizando a tecnologia para que os conselheiros possam acompanhar as sessões e votar de onde estiverem. Nosso objetivo é ampliar a participação e aproximar ainda mais quem está longe fisicamente, mas sempre perto do Flamengo", disse Bap.

SPA/MF nº 2.104 - 9 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Ricardo Lomba, presidente do Conselho Deliberativo, também exaltou o avanço: "Estamos muito orgulhosos do que proporcionamos hoje aqui para os conselheiros. Muita gente se envolveu e trabalhou para que fosse possível que o maior número de sócios exercesse o direito de participação e voto", celebrou.
Veja quanto o Flamengo receberá com os patrocínios
O acordo aprovado prevê que a HapVida estampe sua marca no uniforme rubro-negro pelas próximas três temporadas. A parceria renderá ao clube R$ 71,4 milhões.
Conforme publicado pelo clube, a reunião contou com a participação de 192 conselheiros de forma presencial e 392 de forma remota. Vale destacar que o Flamengo ainda não conta com o formato de votação online nas eleições.
🎤Você curtiu o Pacotão do Boto?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) July 29, 2025
NAÇÃO, A VOZ É DE VOCÊS! 🔴⚫
Fomos às ruas, ao Maraca, aos bares e às redes — e perguntamos direto pra quem realmente importa: qual o melhor reforço do pacotão do Boto? E ainda teve rubro-negro sonhando alto e soltando o nome de um que nem… pic.twitter.com/iTEbKx4100














