Conselheiros do Flamengo tentam contra-atacar golpe que limitou a presença de sócios de fora do Rio

13/05/2022, 09:50
rodolfo landim flamengo off-rio

Após o Conselho Deliberativo (CoDe) do Flamengo aprovar a limitação da modalidade off-Rio a apenas mil sócios, Conselheiros do Fla apresentam emenda com o intuito de anular a limitação de sócios. O grupo composto por Ricardo Lomba, Marion Kaplan, Ricardo Hinrichsen e Walter Monteiro – os dois últimos candidatos à presidência na eleição passada – informaram a intenção por meio de carta aberta, na última quinta-feira (12/05).

No documento, esses rubro-negros são contra a possibilidade de limitar “o maior patrimônio do clube de seu processo democrático”, assim como a embaixada de Balneário Camboriú, a Fla-BC, se posicionou por meio das redes sociais.

Leia mais: Embaixadas do Flamengo se posicionam contra limitação de sócios off-Rio

Ainda na emenda, é declarado que a “limitação trouxe um sentimento de repulsa entre os rubro-negros”.

“Temos orgulho do Flamengo como o clube mais popular do mundo, com milhões e milhões de torcedores. A paixão de cada um de nós desconhece limite. Exatamente por isso, essa injusta limitação trouxe um sentimento de repulsa entre os rubro-negros, que se indignaram com a criação de uma cota máxima para os que, não frequentando a sede social com regularidade, querem se associar pagando uma mensalidade mais em conta, sem deixar de participar da vida do clube”, diz os Conselheiros na emenda.

O sentimento de repulsa começou com protestos, muitos rubro-negros de outros estados começaram uma campanha nas redes para cancelar os planos de sócio-torcedor. Em números, o Flamengo conta com 69.182 sócios-torcedores, de acordo com o site oficial Nação.

flamengo protesto off-rio
Foto: Raça Rubro-Negra / Divulgação

Landim se posiciona sobre a limitação de sócios off-Rio

O Rodolfo Landim falou sobre o caso em uma entrevista ao jornalista Mauro Cezar Pereira, afirmando que:

“Entendo que ao limitar o número de sócios contribuintes off-Rio, o recado que quiseram dar é que se tiver o poder de influenciar no destino do Flamengo, deve se tornar sócio normal (com isto perderia os 25% de desconto que os off-Rio têm) ou comprar um título de sócio proprietário e ajudar o Flamengo a investir em sua sede – foi assim que, desde o presidente José Bastos Padilha, a sede do Flamengo foi construída”.

Os Conselheiros do Flamengo repudiaram a fala de Landim após a entrevista, pois o presidente limitou o clube apenas a Gávea em sua declaração. Na justificativa, o grupou afirmou que “O Flamengo de todas as cores, de todos os gêneros, de todas as crenças, de todas as regiões, de todos os sotaques, do asfalto, do morro, da roça, do campo e da cidade: o Flamengo não pertence à Gávea, a Gávea pertence ao Flamengo”.

Leia a emenda apresentada pelos conselheiros do Flamengo na íntegra AQUI.


Partilha
Lucas Alexandre
Autor

Estudante de jornalismo e redator no Mundo Rubro Negro. Apaixonado por esportes e contar histórias. SRN 🔴⚫️