Conmebol vai implementar tecnologia para ajudar equipes médicas de clubes

Nesta terça-feira (22), a Conmebol anunciou que irá introduzir um um sistema de monitoramento médico. O novo protocolo começa a partir das quartas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Assim, o Flamengo só irá desfrutar do novo modelo em 2024. Dessa forma, a entidade explicou que o Sistema de Monitoramento Médico irá auxiliar no diagnóstico rápido de lesões graves.
O mecanismo será através de um tablet, no qual os médicos oficiais da Conmebol irão ver os lances de diferentes ângulos e, portanto, recomendar os médicos das equipes no atendimento em campo. Conforme o comunicado da Confederação, a medida visa diminuir o tempo dos atendimentos no gramado e, consequentemente, mais precisão no diagnóstico de lesões graves na Sul-Americana e Libertadores.
Leia mais: Gabigol envia pedido de desculpas para Conmebol após falar de ‘roubo’
“Detectar se um jogador sofreu uma lesão grave pode ser crucial para a sua saúde e bem-estar. Existem algumas orientações para a detecção de uma concussão ou lesão num jogador, para o qual o Médico da Conmebol poderá informar rapidamente o Médico da Equipe e dar-lhe o suporte necessário”, afirmou Osvaldo Pangrazio, Presidente da Comissão Médica e Unidade Antidoping da Conmebol.
Mudança da Conmebol ainda não afeta o Flamengo
Com a eliminação na Libertadores, a mudança no protocolo da Conmebol ainda não irá afetar o Flamengo. O Mais Querido perdeu o jogo de volta para o Olimpia e, dessa forma, não chegou sequer às quartas de final. Além disso, a eliminação trouxe um prejuízo financeiro. Contudo, a classificação à final da Copa do Brasil acabou cobrindo o rombo deixado pela queda precoce na competição continental.