Conmebol realiza antidoping surpresa no elenco do Flamengo antes da final da Libertadores

Atualizado: 28/11/2025, 12:56
Elenco do Flamengo em treino na cidade de Lima antes da final da Conmebol Libertadores

A Unidade Antidoping da Conmebol realizou, de surpresa, controles de dopagem nos elencos de Flamengo e Palmeiras, adversário da final deste sábado (29). A iniciativa faz parte do rigoroso Plano de Controle Antidoping da entidade sul-americana, visando garantir a integridade e o fair play na partida que será disputada no Estádio Monumental de Lima, às 18h (de Brasília).

Flamengo atropela Palmeiras em 'Mano a Mano' da TNT Sports; confira

Segundo o  "Uol", a Conmebol não escolheu os alvos de forma aleatória. Para a coleta de 20 amostras de sangue (somando os dois times), a entidade aplicou "critérios de inteligência". Isso significa que os jogadores testados foram selecionados com base no monitoramento de desempenho físico e estatístico durante as fases anteriores da Libertadores.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Segundo o Regulamento Antidoping da Conmebol, estes controles "fora de competição" podem ocorrer a qualquer momento e lugar, sem aviso prévio. O objetivo é proteger a saúde dos atletas e assegurar que a final seja decidida apenas no talento.

Em nota oficial, a Conmebol elogiou as posturas de Flamengo e Palmeiras. A entidade destacou a "excelente colaboração de ambas as equipes, incluindo jogadores, equipe médica e comissões técnicas, o que permitiu que todas as atividades fossem realizadas de forma organizada, eficiente e satisfatória".

Antidoping no Brasileirão incomodou Flamengo

A tranquilidade nos exames da Libertadores contrasta com o episódio ocorrido em outubro, às vésperas do duelo entre Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão.

Naquela ocasião, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou uma visita surpresa ao Ninho do Urubu que gerou forte insatisfação na diretoria rubro-negra.

O Flamengo emitiu um comunicado oficial criticando a ação, alegando que a operação desorganizou a programação de treinos e expôs a privacidade dos jogadores de forma indevida.

Desta vez, no ambiente da Conmebol, o processo fluiu sem reclamações ou prejuízos à preparação de Filipe Luís e seus comandados.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.