Conmebol realiza antidoping surpresa no elenco do Flamengo antes da final da Libertadores

A Unidade Antidoping da Conmebol realizou, de surpresa, controles de dopagem nos elencos de Flamengo e Palmeiras, adversário da final deste sábado (29). A iniciativa faz parte do rigoroso Plano de Controle Antidoping da entidade sul-americana, visando garantir a integridade e o fair play na partida que será disputada no Estádio Monumental de Lima, às 18h (de Brasília).
➕Flamengo atropela Palmeiras em 'Mano a Mano' da TNT Sports; confira
Segundo o "Uol", a Conmebol não escolheu os alvos de forma aleatória. Para a coleta de 20 amostras de sangue (somando os dois times), a entidade aplicou "critérios de inteligência". Isso significa que os jogadores testados foram selecionados com base no monitoramento de desempenho físico e estatístico durante as fases anteriores da Libertadores.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Segundo o Regulamento Antidoping da Conmebol, estes controles "fora de competição" podem ocorrer a qualquer momento e lugar, sem aviso prévio. O objetivo é proteger a saúde dos atletas e assegurar que a final seja decidida apenas no talento.
Em nota oficial, a Conmebol elogiou as posturas de Flamengo e Palmeiras. A entidade destacou a "excelente colaboração de ambas as equipes, incluindo jogadores, equipe médica e comissões técnicas, o que permitiu que todas as atividades fossem realizadas de forma organizada, eficiente e satisfatória".
Antidoping no Brasileirão incomodou Flamengo
A tranquilidade nos exames da Libertadores contrasta com o episódio ocorrido em outubro, às vésperas do duelo entre Flamengo e Palmeiras pelo Brasileirão.
Naquela ocasião, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou uma visita surpresa ao Ninho do Urubu que gerou forte insatisfação na diretoria rubro-negra.
O Flamengo emitiu um comunicado oficial criticando a ação, alegando que a operação desorganizou a programação de treinos e expôs a privacidade dos jogadores de forma indevida.
Desta vez, no ambiente da Conmebol, o processo fluiu sem reclamações ou prejuízos à preparação de Filipe Luís e seus comandados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











