A Confederação Sul-Americana de Futebol, popularmente conhecida como Conmebol, anunciou na tarde desta segunda-feira (16) por intermédio do presidente Alejandro Domínguez, que dará um prêmio ao Flamengo de 5 milhões de dólares, cerca de R$ 26 milhões, caso o Mengão conquiste o Mundial de Clubes da Fifa.
De acordo com Domínguez, a estratégia serve para incentivar o Flamengo é levantar este troféu pela segunda vez em sua história. Anteriormente, o último campeão Mundial sul-americano foi o Corinthians em 2012.
Leia também: SAF no Flamengo? Landim aponta modelo que agrada o clube
”A América do Sul quer mais glórias esportivas! A Conmebol concederá um prêmio adicional de USD 5.000.000 ao Flamengo, campeão da Libertadores, se ganhar o Mundial de Clubes. É um forte incentivo para o representante de nosso continente neste torneio”, escreveu Alejandro.
As sete vagas para o Mundial já estão preenchidas. Real Madrid (ESP), Flamengo (BRA), Wydad Casablanca (MAR), Seattle Sounders (EUA), Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (ARA) e Auckland City (NZL) integram a lista de classificados.
Relembre as participações do Flamengo em outras edições do Mundial
No dia 13 de dezembro de 81, o Flamengo teve seu maior dia da história ao vencer o todo poderoso Liverpool, da Inglaterra, por 3 a 0 com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio. Antes, o Mundial era disputado apenas em um jogo, entre o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions League. O palco do jogo foi o estádio Nacional, no Japão.
Entretanto, para voltar ao torneio, a torcida do Flamengo teve que esperar 38 anos. Pela primeira vez jogando no formato Fifa da era moderna, o Flamengo enfrentou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, no Catar, na semifinal da competição. Logo após sair atrás, virou para 3 a 1 e conseguiu vaga na final contra o Liverpool. Na decisão em Doha, o Flamengo resistiu, jogou bem, mas perdeu na prorrogação para os ingleses por 1 a 0.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...