Conmebol já definiu dois locais candidatos a sediar a final da Libertadores 2023
A Copa Libertadores 2023 só começa na semana de oito de fevereiro, quando os jogos de ida da primeira fase preliminar acontecem. Mesmo assim, a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) já está pensando no local da grande final da competição, marcada para 11 de novembro.
De acordo com o jornalista Sérgio Du Bocage, da TV Brasil, a entidade sul-americana já tem duas opões favoritas para realizar a quinta final única da Copa Libertadores da América. Mais uma vez, o Brasil parece ter ficado de fora. Colômbia e Argentina disputam a indicação.
Leia Mais: Programa aponta ano do Cruzeiro melhor do que o do Flamengo
Em Tuite publicado na tarde desta segunda-feira (26), Sérgio afirmou que o estádio Monumental de Nuñez, do River Plate. em Buenos Aires, e a Colômbia são os candidatos mais fortes. O jornalista não citou que cidade ou que estádio colombiano seria o candidato mais forte. Por caisa da altitude de 2640 metros, a capital Bogotá está praticamente descartada.
Três das quatro finais únicas da Libertadores envolveram dois times brasileiros
A Conmebol adotou o modelo de final única da Copa Libertadores e da Copa Sul-americana em 2019. Dois fatores principais levaram à decisão. O primeiro foi o maior controle comercial e logístico que a entidade passou a ter ao realizar um jogo em campo neutro.
O segundo foi tornar a decisão mais imprevisível. A Conmebol argumentou que o time que jogava a segunda partida da final em casa era o campeão na maioria da vezes. Curiosamente, das quatro finais realizadas até hoje, o clube de melhor campanha na fase de grupos entre os dois finalistas foi o campeão.
Além disso, a final única não evitou o domínio do futebol brasileiro. Dessde 2019, apenas dois clubes levantaram a taça. O Flamengo venceu em 2019 e 2022, mas o Palmeiras levou o título em 2020 e 2021. Inclusive, o Flamengo esteve presente em três das quatro finais únicas, enquanto o Palmeiras jogou duas. Também estiveram presentes River Plate (2019), Santos (2020) e Athletico-POR (2022).