Conmebol pede à Fifa que mantenha campeão da Libertadores na semifinal do Mundial 2024
A Confederação Sudamericana de Futebol (Conmebol) enviou pedido formal à Fifa para que a entidade reverta decisão sobre a tabela do Mundiald e Clubes 2024. O evento será o primeiro no novo formato intercontinental em que o campeão europeu espera seu adversário na decisão. Enquanto isso, o campeão da Libertadores vai precisar fazer dois jogos para chegar à final.
Até 2023, com o Mundial de Clubes da Fifa realizado em uma única sede, o campeão da Libertadores já entrava na dipsuta nas semifinais. Porém, nos últimos 10 anos, metade dos clubes não conseguiram chegar às finais. Foi isso que motivou a Fifa a alterar a fórmula de disputa, que vai passar a se chamar Intercontinental.
➕Tite e Abel erraram sobre custos de Flamengo e Palmeiras, diz Rodrigo Capelo
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do Uol, A Conmebol enviou em 4 de abril o pedido oficial para que a Fifa altere o chaveamento do Mundial 2024. Como argumento, a entidade sulamericana lembrou que o continente tem 15 clubes campeões mundias e 26 conquistas ao todo. Por isso, a Conmebol argumenta que o campeão da Libertadores deve entrar apenas na semifinal do novo intercontinental.
Super Mundial de Clubes da Fifa já tem 22 classificados
Pela proposta da Conmebol, o campeão da Libertadores ficaria esperando o vencedor dos confrontos entre os campeões da Ásia, Oceania, África e Concacaf. Na proposta da Fifa, o campeão da Libertadores teria que jogar com o campeão da Concacaf em uma quarta de final para se garantir na semifinal contra o vencedor da outra chave, que reuniria Àfrica, Ásia e Oceania.
Além do novo Intercontinental, que acontecerá anualmente, a Fifa anunciou o primeiro Mundial de Clubes com 32 clubes, que vai aocntecer de quatro em quatro anos. O primeiro está marcado para 2025, nos Estados Unidos. Vinte e dois clubes já estão classificados. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros até o momento, pois venceram as Libertadores de 2021, 2022 e 2023.