Neste sábado (9), o Flamengo irá realizar jogo-treino contra o Zinza FC, às 10h, no CT Ninho do Urubu. Atual campeão da Série C do Campeonato Carioca, o time fundado há pouco mais de um ano tem o experiente René Simões em sua comissão técnica e busca ascensão no futebol do Rio de Janeiro.
O clube é mais uma SAF do futebol carioca e foi fundado pelos ex-atletas Renato Villarinho e Claudia Richa. O casal possui a marca de moda Zinzane e decidiu investir no esporte. Em um primeiro momento, a empresa criou competição de vôlei de praia e patrocinou o futebol e o vôlei do Fluminense. Em seguida, decidiram criar o Zinzane Futebol Clube, conhecido como Zinza FC, no fim de 2022.
Leia mais: Wendel revela se ficou frustrado após ida para o Flamengo não dar certo
Por ser um clube-empresa, o departamento de futebol é todo formado por dirigentes profissionais. Assim, o clube escolheu José Carlos Brunoro, responsável pela montagem de times vitoriosos do Palmeiras na década de 1990, para o cargo de diretor esportivo. René Simões tem a função de Head Coach, espécie de coordenador geral da pasta, e Felipe Alves é o treinador.
O elenco para a temporada de estreia conta com nomes experientes no futebol carioca, como o lateral Márcio Costa e o meia Bruno Gallo, ambos com passagem pelo Vasco. No entanto, a equipe também busca jogadores jovens dispensados de outros clubes.
Os resultados do time dão sinais que o trabalho que está sendo muito bem feito. Afinal, a equipe foi muito superior na quinta divisão do Carioca e conquistou o título de maneira invicta, com 13 vitórias e 3 empates. Além disso, o Zinza FC se classificou para a Série B2 do torneio, que será disputada ainda em 2023.
Ainda sem estádio ou centro de treinamento, o elenco profissional e a base do Zinza utilizam o Centro de Futebol Zico, para realizar seus treinamentos. Já os jogos acontecem em Moça Bonita, estádio do Bangu, ambos na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
René Simões projeta jogo-treino com o Flamengo: ‘Vamos aprender’
Em entrevista ao GE, René Simões comentou o confronto de sua equipe com o Flamengo e afirmou que o principal objetivo é aprender. Ex-dirigente do Mais Querido, o Head Coach entende que seus jogadores precisam deste nível de jogo para acelerarem a evolução.
“Vamos jogar contra nós mesmos, o Flamengo é de uma divisão muito diferente. Eu trabalho a cabeça deles como fiz na seleção feminina e na masculina da Jamaica. Sigo o exemplo de Nelson Mandela: eu nunca perco, ou ganho ou aprendo. Para que eu ganhe é preciso jogar com times que ensinem. Não temos nenhuma ilusão de que vamos ganhar do Flamengo. O jogo interior é aprender e o jogo exterior é com o Flamengo”, disse.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.