Conheça o Sporting Cristal: primeiro adversário do Flamengo na Libertadores
Nesta sexta-feira (25), o Flamengo conheceu o seu grupo na Libertadores. O Rubro-Negro é o cabeça de chave do grupo H, que conta com Universidad Católica, do Chile, Sporting Cristal, do Peru, e Talleres, da Argentina. Os peruanos serão os primeiros a encarar o Mais Querido, no dia 6 de abril. O Mundo Rubro Negro traz informações sobre o adversário do Mengão.
Para começar, o Sporting Cristal não vive boa fase no Campeonato Peruano. Isso porque a equipe é apenas a 11ª colocada na Copa Movistar, com 9 pontos em seis partidas. Além disso, não perdeu, mas também não venceu os últimos dois jogos que disputou. Foram dois empates, contra Carlos Stein por 1 a 1 e Academia Cantolao por 2 a 2.
Leia Mais: Veja as datas dos jogos do Flamengo na fase de grupos da Libertadores
O estádio do time peruano é o Alberto Gallardo, localizado no distrito de San Martín de Porres na cidade de Lima, no Peru. A cidade, aliás, é muito conhecida dos rubro-negros, que soltaram o grito de bicampeão no Estádio Monumental, bem próximo do Alberto Gallardo. Assim, a primeira viagem do Flamengo deve partir do Rio de Janeiro para Lima, que dá cerca de 5.000 km, em um trajeto de 5h de avião.
Entretanto, um ponto positivo é que o jogo seguinte do Mengão será contra o Atlético-GO em Goiás, no dia 10 de abril. Assim, o Rubro-Negro pode optar por sair de Lima direto para o centro-oeste do Brasil, economizando na viagem e no desgaste com os atletas.
Retrospecto: Flamengo nunca enfrentou o Sporting Cristal em uma Libertadores
Em questão de confrontos, Fla e Sporting Cristal só se enfrentaram duas vezes na história, mas nenhuma delas por partida oficial. Nos anos de 1964 e 1965, as equipes duelaram por um amistoso internacional. Nas duas vezes, o jogo foi disputado no Estádio Nacional do Peru e o Rubro-Negro saiu vencedor pelo mesmo placar: 2 a 0.
Em 64, os gols foram marcados por Paulo Alves e Carlos Alberto. Enquanto que no ano seguinte, 1965, a partida teve como artilheiros Fefeu e Berico. Pela Libertadores 2022, será a primeira vez que as equipes se encontraram em uma competição oficial.