Conheça o San José-BOL, primeiro adversário do Flamengo na Libertadores
O Flamengo terá um grande desafio na terça-feira de carnaval. O rubro-negro irá enfrentar o San José, da Bolívia, na estreia da Libertadores, com uma altitude de 3.735 metros da cidade de Oruro.
Na última vez que o Mengo atuou em uma altitude desta magnitude foi em 2012, quando enfrentou o Real Potosí na Pré-Libertadores. Potosí fica a 4.070 metros do nível do mar. Na ocasião, o Flamengo foi derrotado por 2 a 1.
Na última temporada, o San José foi o campeão do clausura do Campeonato Boliviano com 52 pontos – três a mais do que o segundo colocado, Royal Pari. Com o título, a equipe de Oruro foi para o grupo do Fla na competição.
Quem é o San José
Fundado em 1942, o San José é o time do coração do atual presidente da república do país, Evo Morales. O estádio Jesús Bermúdez tem capacidade de 39 mil pessoas, e leva o nome de um ex-goleiro que defendeu a seleção boliviana.
Brasileiros como Sandro Coelho (revelado pelo Botafogo), e Alex da Rosa (que teve passagem pelo Caxias-RS e futebol europeu) atuaram pelo San José com sucesso.
O clube é considerado de porte médio no futebol boliviano, já que conta apenas com quatro títulos nacionais. Muito atrás de Bolívar (28), The Strongest (15) e Jorge Wilstermann (14).
Em Libertadores, a equipe tem apenas seis participações: 1992, 1993, 1996, 2008, 2013 e 2015, e o melhor desempenho foi em 96 onde conseguiu avançar até a segunda fase.
Atual momento
O artilheiro Jair Reynoso, que fez 20 gols em 26 partidas, não está mais no elenco. O treinador Eduardo Villegas saiu em janeiro para assumir a seleção da Bolívia. Dos pilares do time, resta o incansável capitão Didi Torrico, que jogou todos os jogos do Clausura, de volante ou lateral.
A esperança de gols da equipe boliviana é o atacante Carlos Saucedo, de 39 anos. Ele é o camisa 9 do elenco e teve uma passagem pelo clube em 2012.
Um ponto favorável ao Flamengo, é que o San José não tem um retrospecto bom contra equipes brasileiras. São oito jogos, com cinco derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Dessas partidas, quatro foram na Bolívia e o clube da cidade de Oruro só venceu o Santos em 2008, por 2 a 1.
Esta será a primeira vez que Oruro recebe um time brasileiro desde o fatídico jogo contra o Corinthians, em 2013, que terminou com a morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos.
Na Campeonato Boliviano, o San José no momento é o sexto colocado com 14 pontos conquistados em 10 jogos. São três vitórias, cinco empates e duas derrotas.
Leia também
Apoie o Mundo Bola e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Saiba mais em bit.ly/tutorialapoioforum.
Inscreva-se no canal na TV Mundo Bola: bit.ly/CanalTvMundo Bola
*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: SanJosé/Divulgação