Conheça o Espérance, clube tunisiano que enfrenta o Flamengo na estreia do Mundial 2025

05/12/2024, 17:31
Foto: Francois Nel / Getty Images

Nessa quinta-feira (5), o Flamengo conheceu o grupo que vai enfrentar no Super Mundial de Clubes 2025, que acontece na metade do ano que vem. O clube tem Chelsea, León e Espérance. A última equipe é menos conhecida, e por isso, o MundoBola traz os principais pontos com tudo que o torcedor precisa saber sobre o clube da Tunísia que será o primeiro adversário do Mengão nos EUA.

Conheça o Espérance

Fundado em 15 de janeiro de 1919, o Espérance completou 100 anos em 2019, quando o Flamengo viveu seu ano mágico e quase enfrentou a equipe na semifinal do Mundial de Clubes. No entanto, o encontro não aconteceu porque o Al Hilal avançou eliminando os tunisianos. Trata-se de um dos clubes mais tradicionais da Tunísia, tendo grande destaque no futebol asiático. 

➕'Rezem pelo León': gringos reagem duelo contra o Flamengo no Mundial

A ligação do clube com o Brasil aparece em um período de sucesso com um brasileiro no comando do time. O técnico Cabralzinho, que também dirigiu o Santos em 1995, treinou o clube tunisiano em 2007 e 2008, conquistando a Copa da Tunísia.

O Espérance começou usando branco e verde, detalhes pretos, mas passaram a jogar de amarelo e vermelho, suas cores atuais, com pouco tempo de existência.

A equipe soma quatro Ligas dos Campeões da África, vencendo em 1994, 2011, 2018 e 2019, além de ser o principal campeão tunisiano, com 31 títulos da liga nacional do país. Além disso, são 15 Copas da Tunísia.

Elenco do Espérance conta com dois brasileiros

O elenco do Espérance tem dois jogadores brasileiros e ambos são atletas de ataque. O camisa 9 é Rodrigo Rodrigues, de 28 anos, atleta que rodou por ABC, Atlético-GO, Paraná, Vilafranquense, CSA e Juventude antes de se transferir para a Tunísia em 2023. O atleta tem média de 4 finalizações por jogo, sendo o principal finalizador da equipe. 

O outro brasileiro também é importante e veste simplesmente a camisa 10 da equipe. Yan Sasse, de 27 anos, é o meia de criação do clube tunisiano. Antes de chegar ao Espérance, em 2023, o brasileiro jogou pelo Wellington Phoenix, após rodar por Vasco, Coritiba, Çaykur Rizespor e América-MG.

O Sofascore aponta o meia Elias Mokwana como principal jogador do time, somando as melhores média. Elias tem 8,40, na frente de Raed Bouchniba, com média 8, e Amine Ben Hamida, com 7,80. Esses são os principais jogadores do clube tunisiano.

O momento do time tunisiano que enfrenta o Flamengo no Mundial 2025

Atualmente, o Espérance, apesar de ser o maior campeão da Tunísia, não está no topo da tabela. O clube é só quinto colocado do Campeonato Tunisiano, atrás de Zrzis, Monastir, Tunisien e o líder Club African. No entanto, a distância é curta, já que a equipe tem 19 pontos e está apenas dois pontos atrás do líder após dez rodadas disputadas.

Na Champions League Africana, o time largou bem na estreia e soma três pontos no grupo, mas é segundo colocado, atrás do Pyramids, por conta do saldo de gols. Sagrada Esperança e Djoliba completam o grupo.


Partilha