Cada vez mais ventilado, Juan Quintero é um nome quente para reforçar o Flamengo em 2023. Nesse sentido, vamos conhecer melhor o meia colombiano e entender como o jogador pode agregar ao elenco rubro-negro na temporada.
Mesmo com baixa minutagem, Juan Quintero é influente no River Plate em 2022
Juan Quintero atuou pelo River Plate e Colômbia 46 vezes em 2022, contudo só começou 44% dos jogos. Foi majoritariamente reserva, em especial pelo clube. Ainda assim, Quintero acrescentou bastante ofensivamente, com oito gols e nove assistências.
Leia também: Léo Bertozzi justifica investimento do Flamengo em Juan Quintero
Adentrando nos seus indicadores, a princípio chama atenção a forma na qual conduz a bola. Rapidamente reduz sua distância em relação ao pé para driblar o adversários. Corte para dentro, buscando na sequência acionar o companheiro no espaço.
Um outro indicador interessante está na capacidade de variar o corredor. A fim de acionar seu companheiro no lado oposto, Quintero precisa de pouco espaço e tempo para executar passes de 40 metros. Uma arma importante para explorar o corredor lateral.
Quintero também possui muita influência nas bolas paradas. Seja cobrando diretamente ao gol ou a fim de acionar outro jogador na área, com frequência condiciona situações de gol. Diferentes efeitos e velocidade na bola. Grande repertório.
Como resultado, o meia acrescenta muita capacidade associativa às equipes que atua. Consegue gerar volume ofensivo tanto no espaço como também em janelas curtas. Dessa forma, Juan cria muitas chances de gol.
Por fim, Quintero marcou gols majoritariamente de bola parada no ano. O que ilustra seu refino técnico, bem como sua experiência para lidar com pressão. Vale relembrar que o jogador marcou na decisão da Libertadores de 2018 contra o Boca Juniors.
Como Quintero pode ser útil ao Flamengo?
Após analisar seus principais fundamentos, é possível dizer que Quintero pode ser uma opção na ausência de Arrascaeta. O jogador tem poder de decisão e qualidade com bola para suprir em partes o ídolo uruguaio. Todavia é preciso fazer ressalvas sob alguns aspectos.
O colombiano tem dificuldades para ter mais minutos nos últimos anos. Seja por opção técnica ou por lesão. Além disso, precisa evoluir sem bola para se adequar as necessidades defensivas de uma equipe que projeta atuar com muitos jogadores qualificados no ataque.
Logo, Quintero chegaria ao Flamengo como uma aposta. Com potencial para ser importante para equipe na temporada, mas que precisará se provar apto para transformar suas virtudes em realidade. Enfim, respostas que só o tempo dirá.