Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20: Lucas Furtado, Iago e Carbone
O Flamengo Sub-20 está no Uruguai lutando pela Copa Libertadores da categoria. Depois de terminar com aproveitamento de 100% na primeira fase, o Rubro-Negro vai enfrentar o Rosário Central (ARG) na semifinal, em jogo único. A partida está marcada para esta quinta (14), no Domingo Burgueño, em Maldonado. A Conmebol vai divulgar o horário do jogo.
Campeão brasileiro Sub-20 em 2023, o time comandado pelo técnico Mário Jorge na Libertadores tem vários bons valores. O Mundo Bola vai detalhar a história de cada um dos titulares, mas também apresentar as opções para cada posição. Vamos começar com Lucas Furtado, Iago e Carbone.
+ Flamengo conhece adversário da semifinal da Libertadores Sub-20
Lucas Furtado (Goleiro)
Hoje com 19 anos, Lucas é cria 100% do Flamengo. Ele chegou ao clube para jogar no Sub-15, em 2019. capixaba de Muqui, mas criado em Cachoeiro de Itapemerim, Furtado está vivendo seu segundo ano no Sub-20, mas o primeiro como titular. Em 2023, ele ficou no time B, jogando em torneios internacionais pelo clube.
O início da carreira aconteceu no time do bairro, o Basileia. Olheiros gostaram do garoto e gravaram um vídeo com suas atuações. Cópias foram enviadas para Vasco, Athletico-PR e Flamengo, entre outros. O Rubro-Negro carioca ligou primeiro. Desde então, o jogador se mudou para o Rio e viveu intensamente a nova carreira.
Com a camisa fdo Flamengo, Lucas ainda espera a estreia no profissional. Isso ficou mais perto em 2024, quando o jovem assumiu a titularidade do Sub-20. Ele teve grandes atuações na Copa São Paulo e agora tem se destacado na Libertadores. No total, foram sete jogos. Com 1,97, o goleiro é além de tudo um grande pegador de pênaltis, como seus ídolos Julio Cesar e Diego Alves.
Opções – Caio Barone (17), foi titular no Sub-17. Subiu ao Sub-20 em 2023. Jogou contra o Sporting Cristal, na Libertadores 2024. Dyogo Alves (20), sobrevivente do incêndio no Ninho. Jogou três partidas na Copinha 2024. Está no Flamengo desde o Sub-15. João Vitor (19), chegou do Guarani em 2019, no Sub-17. Fez apenas dois jogos na base.
Iago Silva (Zagueiro)
O zagueiro Iago Silva, de 18 anos, chegou ao Flamengo em 2021, já no Sub-17. Ele iniciou no futebol no Volta Redonda, em 2019, ainda no Sub-15. Iago já fez 31 jogos nas divisões de base rubro-negras, com três gols marcados. Nascido no sul-fluminense, o zagueiro renovou seu contrato com o clube recentemente.
Iago agora tem vínculo com o Flamengo até o final de 2026. Capitão do time Sub-17 e considerado uma das grandes joias das divisões de base do clube, Iago está protegido por multa rescisória de € 50 milhões. Em 2024, o defensor alto e forte, mas também habilidoso, fez a sua estreia pelo profissional, contra a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca.
A história de Iago no Flamengo está marcada pela maior tragédia da história do clube. Ele era amigo inseparável de Arthur Vinícius, um dos jovens que morreu no incêndio do alojamento da base, em 8 de fevereiro de 2019. O zagueiro já disse que toda vez que entra em campo, o faz em dedicação ao amigo.
Carbone (Zagueiro)
João Victor Schlickmann Carbone, de 19 anos, iniciou a carreira no Grêmio, de Porto Alegre. Em 2017, o zagueiro pela esquerda chegou ao Sub-12 do clube gaúcho. E lá ficou até 2021, quando o catarinense se transferiu para o Flamengo. Pelo Rubro-Negro, já fez 43 partidas. Em 2023, chegou ao Sub-20, mas só estreou no time principal neste ano.
Em 2024, foram cinco jogos, entre Copinha e Libertadores. Entre as duas competições, Carbone apareceu para maioria da torcida do Flamengo. Isso porque ele foi convocado pelo técnico Tite para fazer parte do elenco que fez pré-temporada nos Estados Unidos. Ele atuou na vitória contra o Philadelphia Union por 2×0 e foi elogiado por Tite após um início inseguro.
Apesar de jovem, Carbone é pé quente. Foi tetracampeão gaúcho na base do Grêmio. No Flamengo, já ganhou a Summer Cup Sub-16 e a Copa do Brasil Sub-17 e Supercopa do Brasil Sub-17. Com 1,87 e considerado um zagueiro de grande habilidade, ele tem contrato com o Fla até o final de 2026.
Opções para a zaga – João Victor (17), o caçula entre os zagueiros rubro-negros. Victor Thiago (18) é outra boa opção para a zaga do Flamengo no Uruguai.