Juninho Vieira apareceu ligado ao Flamengo, que busca uma opção no mercado para substituir Gabigol. O atacante deixou o clube para defender o Cruzeiro. Aos 28 anos, Juninho atua no Qarabag, do futebol do Azerbaijão. O MundoBola Flamengo apresenta detalhes sobre o jogador, lembrando sua história e alguns números.
Nascido em Pitangui, em Minas Gerais, Juninho começou a jogar profissionalmente em 2015, pelo Athletico. Mas ele rodou bastante desde que surgiu no futebol profissional. Alguns destaques pela Europa são por clubes portugueses: Portimonense, Estoril e Chaves. Sem espaço no Athletico, o atacante foi constantemente emprestado desde que se profissionalizou.
➕Staff de Villasanti 'quebra o silêncio' sobre Flamengo
Em 2016, foi emprestado ao Portimonense, mas também rodou por clubes brasileiros de menor expressão ao retornar. Em 2017, o Athletico cedeu o jogador ao Brasil de Pelotas, e em 2018, ao Novorizontino. Na mesma temporada, ele ainda foi emprestado ao Figueirense, antes de voltar e passar por novo empréstimo, cedido ao Vila Nova, em 2019.
Entre 2019 e 2020, aconteceu sua passagem pelo Estoril, até que em outubro daquele ano, Juninho foi finalmente comprado em definitivo, mas pelo Chaves, de Portugal. Em 2023, os portugueses o venderam ao Qarabag, do Azerbaijão.
A brilhante temporada de 2023/24
A temporada a se destacar é a de 2023/24. Ou seja, a temporada passada. Isso porque Juninho Vieira somou ótimos números pelo Qarabag. Foram 31 gols e duas assistências em 55 partidas, sendo um dos grandes destaques do time do Azerbaijão.
Na Copa do país, foram incríveis cinco gols em cinco jogos, média de um gol por partida. Na Premyer Liqasi, campeonato do país, foram 20 gols e uma assistências em 25 jogos. O jogador também participou de 14 jogos da Europa League e marcou seis gols. Ele foi campeão da Copa e da Liga nessa temporada, sendo o artilheiro de ambas as competições.
O desempenho foi tão bom que Juninho foi um dos brasileiros que mais marcou gols jogando na Europa durante a temporada. Para se ter ideia, foram mais gols do que Vini Jr, que marcou 26, quatro a menos do que Juninho, na temporada que premiou o craque do Real Madrid como melhor do mundo pelo Fifa The Best e pelo Globe Soccer Awards. É claro que o nível de atuação não se compara, mas os números de Juninho foram realmente ótimos na temporada.
O grande destaque durante a temporada aconteceu contra o Bayer Leverkusen. Juninho Vieira marcou um golaço na partida da Europa League, ajudando o time a vencer parcialmente por 2 a 0. No entanto, os alemães empataram o jogo, que terminou 2 a 2.
A queda em 2024/25
Apesar da temporada magnífica em 23/24, Juninho não aparece ligado ao Flamengo vivendo seu melhor momento. O jogador, no meio da temporada, já disputou 25 partidas, mas marcou apenas 11 gols, além e dar duas assistências. Foram três gols e uma assistência pela Premyer Liqasi, além de seis gols e uma assistência nas eliminatórias da Champions League e dois gols na Europa League.
Os números no Campeonato do Azerbaijão são em 13 jogos, ou seja, um rendimento bem abaixo do anterior. Ele tem apenas 11% de participação em gols do Qarabag na atual edição da Premyer Liqasi.
Mais números de Juninho Vieira
Confira as estatísticas do jogador por temporada antes das duas últimas, que já foram destrinchadas pelo MundoBola.
- 2016: 12 jogos, sem gols ou assistências (Athletico e Portimonense)
- 2017: 28 jogos, dois gols e uma assistência (Brasil de Pelotas)
- 2018: 37 jogos, seis gols (Figueirense e Novorizontino)
- 2019: 28 jogos, cinco gols e quatro assistências (Vila Nova e Estoril)
- 2020: 26 jogos, seis gols e quatro assistências (Estoril)
- 2021: 20 jogos, oito gols e uma assistência (Chaves)
- 2022: 30 jogos, um gol (Chaves)
- 2023: 32 jogos, quatro gols e uma assistência (Chaves)
Flamengo possui bom retrospecto em estreias na Copinha 👀 #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/WnZlVgLr81
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) January 2, 2025