Conheça José Boto, principal caça-talentos do Benfica por muitos anos no mercado europeu, que pode chegar ao Flamengo
Crise instaurada no Flamengo. Diversos jogadores desacreditados, técnico Paulo Sousa balançando no cargo, cobrança da torcida por melhorias nos departamentos do clube, dirigentes criticados, especulações de novos nomes substitutos dominando a imprensa e as redes sociais. Há tempos a Gávea não vivia momentos tão turbulentos.
Não faltam matérias levantando possíveis alternativas a Paulo Sousa. A panela de pressão está tão quente que até a vinda de outros profissionais para cargos estratégicos no Mais Querido passou a ocupar o noticiário. Um desses nomes é o do português José Boto, que dizem poder vir a ocupar a função hoje desempenhada por Bruno Spindel. Faria, também, sombra a Marcos Braz.
Leia mais: Técnico português cotado para substituir Paulo Sousa no Flamengo assina com clube Árabe
Com passagens pelo departamento de futebol do Benfica e Shakhtar Donetsk, Boto hoje é diretor de futebol do PAOK da Grécia. Contratado pelos gregos em dezembro de 2021, o português tem contrato com o alvinegro de Salonica até junho de 2024.
Treinador no início da carreira profissional, José Boto, de 56 anos, já admitiu diversas vezes publicamente que sonha em trabalhar no futebol brasileiro. Ele esteve por mais de dez temporadas como chefe de captação de jogadores no Benfica. E seguiu depois para o Shakhtar, assumindo o posto de diretor entre 2018 e 2021.
Boto é um dos maiores scouts do futebol português. O que José Boto tem em comum jogadores como Oblak, Witsel, Rodrigo, Nolito, Matic, Sulejmani, Markovic, Djuricic, Fejsa ou Siqueira? Todos foram descobertos e aconselhados por ele, o principal caça-talentos do Benfica por muitos anos no mercado europeu.
Jorge Jesus confiava de tal forma no trabalho de scouting de Boto que lhe fez um convite para juntar-se a ele quando trocou o Benfica pelo rival Sporting, em 2015. José Boto, no entanto, manteve-se fiel aos Encarnados e recusou.
Em contato com o jornalista Venê Casagrande, o dirigente afirmou que não teve nenhum contato direto com o Rubro-Negro. No entanto, como um de seus representantes no Brasil tem um relacionamento próximo com o Mais Querido, a conversa com o Flamengo pode ter sido através dele. O agente em questão é o Giuliano Bertolucci.
A especulação da possível vinda de Boto para o Brasil não foi veiculada na imprensa portuguesa até o momento. Com o Benfica ganhou 5 campeonatos, 3 taças e 7 taças da liga portuguesa, e com o Shakhtar 2 campeonatos, 1 taça e 1 Supertaça da Ucrânia.