Conheça o Amazonas FC, adversário do Flamengo na Copa do Brasil
O Amazonas Futebol Clube é o caçula da Copa do Brasil 2024. Fundado em 23 de maio de 2019, o clube empresa tem cinco anos incompletos. Ainda uma criança no futebol brasileiro, o Amazonas FC já tem um currículo respeitável. Em 2024, além da Copa do Brasil, vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro sonhando em recolocar a região norte do Brasil na primeira divisão.
O Amazonas FC é criação de três pessoas. Os empresários Wesley Couto, Willian Abreu e Roberto Peggy. A caminhada começou com o título da Série B estadual, em 2019, menos de seis meses após a fundação do clube. Depois disso, o Amazonas precisou de quatro edições do Amazonão na primeira divisão para se sagrar campeão. O sonhado título estadual veio em 2023.
➕As datas de Flamengo x Amazonas pela 3ª fase da Copa do Brasil
O ano de 2022 foi importante para a Onça Pintada, pois marcou a estreia em competições nacionais. Por ter sido terceiro colocado no Estadual, o Amazonas FC se classificou para a Série D do Brasileirão. Organizado e contando com nomes que haviam brilhado em times grandes como o ex-Flamengo Ibson, o time de Manaus fez grande papel na quarta divisão.
A boa campanha na Série D levou o Amazonas FC a chegar às quartas de final, que na verdade são a decisão das vagas para a Série C. Os quatro vencedores dos confrontos garantem o acesso. O aurinegro de Manaus enfrentou a Portuguesa do Rio. Empate em 1 a 1 no Rio e vitória por 3 a 2 em Manaus para conseguir a vaga na Série C.
Amazonas FC segue sonhando com a Série A do Brasileiro
Em 2023, o Amazonas viveu seu ano de ouro. O clube conquistou suas duas taças mais importantes. primeiro venceu o Campeonato Estadual da primeira divisão, despachando os gigantes locais Rio Negro, Nacional e Fast. Em seguida, se sagrou campeão brasileiro da Série C e garantiu vaga na Série B.
Em apenas quatro anos, o Amazonas FC saiu da segunda divisão estadual para uma chance de lutar por uma vaga na elite do futebol brasileiro. Se terminar a Série B do Brasileirão pelo menos em quarto lugar, vai recolocar a região norte do Brasil na Série A, o que não acontece desde que o Paysandu foi rebaixado para a Série B, em 2005.
Ao contrário do que se imagina, o Amazonas FC não é uma Sociedade Anônim do Futebol (SAF). O clube segue o modelo associativo, mas tem planos de se tornar uma SAF nos próximos anos. Bastante estruturado em comparação com seus rivais locais, o Amazonas FC quer seguir cumprindo as metas estabelecidas desde a fundação.